×
Loading ...

O que são os interruptores "Reset & Test" em uma tomada?

Os botões "Reset" (Religar) e "Test" (Testar) encontrados em algumas tomadas elétricas fazem parte do que é conhecido como interruptor de circuito por falha de aterramento, ou GFCI (sigla em inglês para a expressão "ground fault circuit interrupter"). Eles são parte de um circuito especialmente projetado, usado para detectar um desequilíbrio no fluxo de corrente elétrica entre o fio fase e o fio neutro, e para causar uma interrupção na corrente elétrica, se houver desequilíbrio.

Tomada com GFCI (electricity image by Mat Hayward from Fotolia.com)

Importância

Não é exagero dizer o quanto é importante instalar e conectar corretamente a fiação elétrica. Em áreas onde utensílios ou ferramentas elétricas serão usados perto da água -- como banheiros, cozinhas e lavanderias -- um interruptor de circuito por falha de aterramento é instalado para oferecer proteção contra choque elétrico. Choques elétricos podem causar danos sérios e até mesmo a morte. Os botões "Test" e "Reset" nestas tomadas GFCI permitem determinar com segurança o funcionamento correto (fiação correta) destas tomadas.

Loading...

Função

As funções dos botões "Reset" e "Test" em uma tomada GFCI são permitir o teste do circuito GFCI e assegurar sua segurança, oferecendo proteção contra choque elétrico. Pressionar o botão "Test" interrompe o circuito, e o que estiver conectado à tomada perderá a energia. Pressionar o botão "Reset" restabelece a corrente elétrica para a tomada. Se pressionar "Reset" não fizer a energia voltar, você tem um GFCI com defeito ou um problema na fiação. Se pressionar o botão "Test" não fizer o botão "Reset" saltar, você está com um problema na fiação, que deve ser corrigido imediatamente.

Equívocos

Como muitas outras coisas, a maneira com que uma tomada GFCI funciona e as funções dos botões "Test" e "Reset" podem ser mal-entendidos por quem não entende de procedimentos de fiação elétrica. Diferente de disjuntores e fusíveis, que são feitos para detectar sobrecargas elétricas e desligar ou interromper o circuito, o GFCI é projetado para medir a corrente que passa para um aparelho e comparar com a corrente que está fluindo de volta. Uma pequena diferença como 5 mA faz um GFCI interromper a corrente para a tomada.

Vantagens

Quando se trata de ser capaz de testar uma tomada para seu funcionamento correto e seguro, os botões "Test" e "Reset" podem fazer você economizar o valor (muitas vezes significativo) de chamar um eletricista licenciado para prestar seu serviço. Se uma tomada equipada com um circuito GFCI não fornece energia elétrica, pode ser que uma criança curiosa tenha brincado com os botões "Test" ou "Reset". Um teste usando os botões "Reset" e "Test" dirá a um adulto que a tomada está funcionando adequadamente.

Considerações

Assim como óleo e água, eletricidade e água não se misturam bem. Em áreas em que se utiliza eletricidade perto de água, a acidental mistura das duas pode ser muito perigosa e até mesmo fatal. Ter tomadas com interruptores de circuito por falha de aterramento equipadas com botões "Test" e "Reset" aumenta bastante a margem de segurança. Usar os botões "Test" e "Reset" pode ajudar a definir o estado da tomada e saber se é necessário tomar alguma medida.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...