Como testar o seu disjuntor para saber se ele está recebendo energia

••• multimeter image by Aleksey Bakaleev from Fotolia.com

Se a eletricidade em uma área de sua casa cai, a primeira coisa a fazer é verificar se há um disjuntor desarmado no painel de disjuntores. Infelizmente, se o disjuntor vira para a posição de desligado, mesmo depois dele ter sido reiniciado, pode ser necessário verificá-lo para ver se ele está defeituoso. Este teste vai exigir a compra de um multímetro. O custo de um multímetro começa em cerca de 40 reais, que é muito menor do que o custo de contratação de um eletricista.

Passo 1

No painel do disjuntor, verifique se há disjuntores que estão na posição desligado. Desligue todas as luzes e aparelhos na área afetada. Ligue o disjuntor de volta empurrando a flecha para cima colocando-o na posição de ligado. Se o disjuntor desliga-se imediatamente, provavelmente há um problema na fiação do circuito e um eletricista deve ser chamado.

Passo 2

Desligue as luzes e aparelhos na área afetada novamente. Se o disjuntor abrir novamente, ele mesmo deverá ser testado.

Passo 3

Coloque os óculos de segurança ou óculos de proteção e sapatos com solado de borracha. Certifique-se no chão sob o painel de serviço está seco. Coloque o tapete de borracha no chão, sob o painel.

Passo 4

Desaperte os parafusos que prendem a tampa do painel na caixa. Mantenha os parafusos em um local seguro para que eles possam ser encontrados facilmente quando recolocar a tampa. Retire a tampa do painel.

Passo 5

Ajuste o multímetro para "Volts AC." Meça a parte isolada "Barramento de terra" no painel. Se a energia está fluindo através do disjuntor, a leitura do multímetro vai mostrar 120 ou 240 volts. Se a leitura não indicar isso, então o interruptor tem de ser substituído. Depois de substituir o disjuntor, aperte a tampa no painel e ligue o novo disjuntor.

Mais recentes

×