Invenções dos fenícios
Photos.com/Photos.com/Getty Images
Os fenícios foram uma civilização antiga do Mediterrâneo; eles desenvolveram uma sociedade formidável que interagiu com o antigo Egito, Grécia e Roma. Estudiosos de história encontram ricos recursos ao estudar a produção cultural deles. Suas contribuições para a sociedade moderna são muitas e continuam a ser um povo fascinante para acadêmicos e amantes de história.
Alfabeto
Os fenícios são frequentemente creditados por terem inventado o alfabeto básico em torno de 1200 A.C, mas seu papel exato na criação do mesmo ainda está em debate. No entanto, seu avanço da linguagem através da escrita não pode ser deixado de lado. Eles eram comerciantes marítimos e tiveram que viajar longas distâncias. A escrita com caracteres simples para transmitir palavras e idéias ajudou-os a se comunicar com diferentes culturas. Logo, o alfabeto foi largamente utilizado, graças aos esforços dos fenícios em expô-lo ao mundo.
Vidro
Embora o vidro tenha sido acidentalmente descoberto e usado 1000 anos antes pelos antigos egípcios, os fenícios foram os primeiros a fazeê-lo regularmente de calcário, areia e carbonato de sódio, moldando o material de acordo com suas necessidades. Eles davam forma a vidros fundidos até endurecer e esfriar. Esta descoberta ocorreu por volta de 1500 A.C; os fenícios foram generosos com seu conhecimento e o difundiram no Egito.
Navegação
Ao identificar a estrela de Polaris em 1100 A.C, os fenícios descobriram um novo e confiável método de navegação por mar e por terra. Visto que Polaris está estaticamente localizada muito perto da ponta norte do eixo de rotação da Terra, ela indica continuamente o norte e é uma ferramenta perfeita de navegação. As expedições dos fenícios ajudaram a desenterrar este tesouro quando ninguém tinha conhecimento dele.
Considerações
Muito do que sabemos hoje sobre os fenícios foi filtrado pelas interpretações dos gregos, que apresentam um certo nível de elitismo com outras culturas. Documentos de papiro dos povos fenícios foram destruídos pelas condições climáticas ao longo dos tempos. Estudiosos lutam para atribuir várias invenções e descobertas a seus respectivos autores, mesmo que outras sociedades, como o antigo Egito e a Grécia, rapidamente tenha adotado-as como próprias.
Referências
Sobre o Autor
Lauren Tyree started writing professionally in 2010 as a staff writer for Poptimal. She has penned articles and essays since childhood. Tyree earned her Bachelor of Arts in sociology at Vassar College and her Master of Arts in communication at Regent University.
Créditos Fotográficos
Photos.com/Photos.com/Getty Images