Diferenças entre o Egito antigo e o Egito moderno
NA/AbleStock.com/Getty Images
O Egito já existiu de várias formas desde o começo da civilização humana. Conquistas militares e revoluções políticas causaram muitas mudanças fundamentais durante aquele tempo.
Religião
Hoje em dia, o Egito está no centro do mundo muçulmano, enquanto no passado ele era dominado por diversas crenças politeístas e pelo cristianismo.
Governantes
As mudanças religiosas ocorreram junto com a evolução do governo egípcio. Os governantes originais dos faraós foram dominados por Alexandre, o Grande. Seus descendentes mesclaram as tradições gregas e egípcias até que o Império Romano conquistou o Egito e o subjugou sua cultura. Roma e seus estados sucessores dominaram o Egito até o advento do Islam no século sétimo depois de Cristo.
Língua
Esses novos governantes trouxeram uma nova cultura e língua. A língua original do Egito dos hieróglifos foi esquecida. Ela ficou assim até a expedição comandada por Napoleão descobrir uma pedra que traduzia a língua em grego em 1799.
Geografia
A geografia do Egito também mudou desde seu aparecimento, em grande parte por conta da represa Alta de Assuã. A represa ajudou a expandir a irrigação em volta do rio Nilo e criou o grande lago Nasser.
Significância política
No entanto, uma constante ao longo da história do Egito tem sido sua importância política. Essa importância se transferiu do papel de super poder regional dos tempos antigos para o papel de celeiro agrícola de Roma, e para o papel de centro cultural do mundo árabe.
Referências
- Theglobalist.com [em inglês]
- Ancient Rome: Uma história política e militar, Christopher S. MacKay, 2004 [em inglês]
- PBS.org [em inglês]
Recursos
Sobre o Autor
Since 2000, Andrew Sylvia has written for more than a dozen newspapers throughout New Hampshire. He received a bachelor's degree in journalism in 2004.
Créditos Fotográficos
NA/AbleStock.com/Getty Images