Fontes de energia na Revolução Industrial
industrial 4 image by Yuri Timofeyev from Fotolia.com
Os recursos utilizados para fornecimento de energia durante a Revolução Industrial tiveram um enorme impacto histórico, além de despertarem uma revolução que mudaria o mundo, tanto tecnologicamente quanto ambientalmente. Por mais que os impactos dessa revolução não tenham sido percebidos até muitas décadas depois, eles impulsionaram o mundo para frente em termos de produção, distribuição e tecnologia. Apenas algumas fontes eram usadas para obtenção de energia naquela época, mas as novas invenções e recursos descobertos durante a Revolução Industrial foram o que definiram as características dessa era.
Lenha
A lenha era o recurso primário utilizado para a produção de energia antes da Revolução Industrial, mas começou a ficar escassa, de forma que foi necessário descobrir novas fontes energéticas. A madeira estava se tornando um material cada vez mais difícil de ser encontrado, e não poderia ser rapidamente renovado em uma abundância suficiente para atender à demanda. Consequentemente, o carvão vegetal também não podia ser utilizado desenfreadamente, já que ele é feito a partir da queimada de madeira.
Carvão
A principal fonte utilizada para produzir energia durante a Revolução Industrial era o carvão. A diminuição da quantidade de árvores para produzir lenha levou a uma maior popularidade do carvão, especialmente na Inglaterra, onde ele existia em abundância. Os usos anteriores do vento, da água e da madeira para obtenção de energia foram substituídos pelo carvão, que era capaz de produzir altos níveis de calor, alimentando máquinas muito mais eficientes que o lento trabalho manual. O carvão, por si só, parece ter impulsionado o início da revolução, criando um estilo de produção muito mais rápido que o normal. Essa fonte era conveniente, pois podia ser utilizada em sua forma natural e era, na época, abundante.
Vapor
Em 1705, o motor a vapor foi inventado e inicialmente utilizado para bombear água para fora das minas de carvão, que frequentemente inundavam. No entanto, ele não era capaz de gerar energia. Depois que o motor foi melhorado, entre as décadas de 1760 e 1780, ele adquiriu a capacidade de gerar potência, e o carvão passou a ser queimado para o funcionamento de máquinas. Foi assim que as estradas de ferro começaram, com o desenvolvimento do motor a vapor -- outro principal ponto marcante da Revolução Industrial.
Consequências
A Revolução Industrial utilizou recursos não-renováveis em quantidades massivas, o que causou grandes impactos para o meio ambiente. Foram necessários vários anos para descobrir os efeitos dessas fontes de energia. No entanto, os avanços em produção e tecnologia foram o que nos permitiu descobrir novas fontes de energia renováveis.
Referências
Sobre o Autor
Amy Jensen began writing professionally in 2006. She has written for various websites and blogs, providing content on everything from travel, education and nutrition to beauty and fashion. Jensen received a Bachelor of Arts in creative writing from the University of Arizona.
Créditos Fotográficos
industrial 4 image by Yuri Timofeyev from Fotolia.com