Por que meu iPhone continua informando a mensagem "Nenhum cartão SIM instalado"?

É necessário que o cartão SIM esteja em perfeitas condições para que o iPhone funcione corretamente

Brendan Smialowski/Getty Images News/Getty Images

A mensagem de erro "Nenhum cartão SIM instalado" avisa que o aparelho está tendo problemas para localizar suas informações pessoais. Além disso, o iPhone não funciona sem esse cartão. Algumas possíveis causas podem desencadear essa mensagem e todas passíveis de soluções básicas. Dependendo da situação, caso o cartão SIM esteja faltando, danificado ou sujo, você terá que limpá-lo, substitui-lo ou repará-lo.

Como funcionam os cartões SIM

Os cartões SIM são pequenos, retangulares e se encaixam nos celulares modelo GSM, como o iPhone GSM. O número do seu telefone e os seus contatos ficam armazenados nesse cartão. Além disso, o celular não funciona sem ele. A vantagem do cartão SIM é que ele facilita a transferência do número e dos seus contatos para outro telefone.

"Nenhum cartão SIM instalado"

Para determinar a origem dessa mensagem, primeiramente verifique se o cartão SIM está instalado. Para fazer isso, ejete a bandeja de suporte do cartão. Se ele estiver instalado, verifique se há danos ou sujeira. Além disso, é possível que o hardware do iPhone esteja com defeito, nesse caso, provavelmente você terá que levá-lo para manutenção ou substituí-lo.

Acessando o cartão SIM do iPhone

Encontre o slot retangular do cartão SIM no iPhone -- na parte superior do dispositivo no 3GS e modelos anteriores. Encontre o slot "micro SIM" no iPhone 4, no lado direito do dispositivo quando a tela estiver virada para você. Para remover o cartão, pressione a extremidade de um clipe no pequeno orifício ao lado do slot do cartão. A bandeja de suporte do cartão se soltará para você retirá-lo.

Solução de problemas

Solucione os problemas para identificar se a mensagem de erro pode ser facilmente resolvida ou se o cartão SIM ou o iPhone precisam ser reparados ou substituídos. Para saber se o cartão SIM está sujo, sopre-o ou limpe-o cuidadosamente com um pano seco. Recoloque o cartão, reinicie o iPhone e, em seguida, aguarde dois minutos para o celular reconhecê-lo. Se isso não resolver o problema, pesquise se a falha é do cartão SIM ou do próprio iPhone. Insira outro cartão SIM no seu iPhone ou coloque o mesmo em um telefone diferente para testar o funcionamento de ambos. Se o iPhone não funcionar com um cartão SIM diferente, leve-o para um técnico consertá-lo. Se o cartão não funcionar em outro telefone, adquira um novo.

eHow Brasil
×