×
Loading ...

Jogos para alunos da primeira série

O primeiro ano do Ensino Fundamental é um passo importante no processo de aprendizado. A maioria dos alunos começa a ler bem durante o primeiro ano e aprende os fundamentos de muitas das matérias que aprenderão durante os anos seguintes. Pode ser difícil controlar sua turma em dias chuvosos ou revisar informações durante o ano letivo. Esses jogos para crianças da primeira série tornarão o controle da turma muito mais fácil.

Saiba divertir as crianças tanto ao ar livre quanto em salas de aula (Pixland/Pixland/Getty Images)

Jogos para dias chuvosos

Pode ser muito frustrante lidar com recreios em sala de aula causados por tempo ruim, ou cobrir aulas especiais canceladas no horário no qual você prepararia as aulas seguintes. Esses jogos permitem que você trabalhe na sua mesa, mantenha o barulho na sala de aula no volume mínimo e entretenha as crianças. A primeira brincadeira é o Jogo dos Sete. Sete crianças são escolhidas para ficar na frente da sala de aula. O resto das crianças deve abaixar a cabeça e levantar um dedão. As sete crianças escolhidas devem então passear pela sala e cada uma precisa empurrar o dedo de uma outra para baixo. Quando elas terminam, as sete escolhidas se levantam e devem tentar adivinhar quem abaixou os dedos delas. Se elas adivinham corretamente, podem se levantar e tomar o lugar das pessoas que abaixaram seus dedos, e se não, continuam em seus lugares. O jogo pode continuar por várias rodadas.

Outro jogo é o Quatro Cantos. Uma pessoa é escolhida, senta com a cabeça abaixada no centro da sala de aula e conta até dez. As demais crianças devem se espalhar pelos quatro cantos da sala. Com a cabeça abaixada, a criança do meio diz um canto e as crianças desse canto devem se sentar. O jogo continua até restar apenas uma criança de pé. Essa criança é a escolhida da próxima rodada. Esse jogo também pode durar diversas rodadas.

Loading...

Jogos de revisão

Revisar informações é uma parte essencial do aprendizado. Existem vários modos de tornar esse processo divertido para as crianças. Um deles é o Bingo. Você pode modelar cartelas de bingo e fazer as crianças preencherem-nas com as respostas. Outro jogo envolve fazer as crianças se enfrentarem em times e simplesmente fazer as perguntas. Você pode pedir aos alunos que escrevam as respostas e os times que acertarem ganham pontos. Certifique-se de que toda a turma ouça a resposta correta. Se você fizer as crianças repetirem a resposta correta em voz alta, estará reforçando a informação revisada.

Jogos para ginásios e áreas de brincar

Jogos para ginásios e áreas de brincar podem ajudar as crianças a se livrarem da energia em excesso e tornar a educação física uma experiência positiva para os pequenos. Pirata Vermelho é um ótimo jogo que envolve a turma toda. Ele pode ser jogado em um ginásio ou ao ar livre. Divida a turma em dois grupos. Cada grupo deve se alinhar e dar as mãos. Um time deve cantar "Pirata vermelho, pirata vermelho, mande o (nome de uma criança) para cá". A criança escolhida deve correr para a linha do time inimigo e tentar atravessá-la. Se ela conseguir, deve levar um jogador com ela para o outro lado, e se não conseguir, passa a ser parte daquele time. O jogo pode continuar indefinidamente.

Outro jogo legal para ginásios é o Desamarre o Nó. Nesse jogo, você deve fazer as crianças darem as mãos e depois passá-las por cima e por baixo dos braços de outras crianças. O objetivo do jogo é se desamarrarem sem soltarem as mãos. Existem também os jogos tradicionais de Quatro Quadrados, Queimada e jogos que envolvam lonas, como por exemplo manter a bola na lona.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...