×
Loading ...

Jogos para ensinar a controlar a raiva em adolescentes

Os anos da adolescência são cheios de muita emoção. A raiva é inevitável e pode ser sentida ampliada dentro do escopo da perspectiva e inexperiência de um adolescente. Ensinar adolescentes sobre técnicas de administração de raiva através de jogos ajuda a lidar com os problemas. As habilidades saudáveis de como lidar com problemas evitam que os problemas relacionados à raiva se desenvolvam em hábitos para a vida.

Ensine como lidar com a raiva por meio de jogos para adolescentes (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Atividade em círculo

Esse jogo ajuda os adolescentes a perceberem sua habilidade de controlar emoções e sentimentos de raiva e negatividade. Instrua os alunos a sentarem-se em círculos. Comece o exercício com um olhar carregado de raiva explicando o motivo de você estar bravo. Passe a vez ao redor do círculo, deixando cada um expressar seus sentimentos negativos. Em seguida, mude. Ao invés de feições bravas, sorria e diga o motivo de estar se sentindo positivo. Termine a atividade explicando ao grupo que cada aluno tem a habilidade de escolher uma atitude positiva ou negativa.

Loading...

Bata no tambor

Esse jogo ajuda os adolescentes a perceberem que expressar emoções negativas de maneira construtiva é útil para lidar com a raiva. Designe um canto da classe para ser o canto da expressão. Coloque tambores, de verdade ou criados com latas vazias. Instrua os alunos a baterem nos tambores quando se sentirem bravos. Depois de bater nos tambores, o aluno deve expressar em palavras seu sentimento. Estenda a atividade permitindo que eles façam isso para quaisquer sentimentos negativos. A atividade é útil para evitar ataques de raiva na classe.

Técnicas para lidar com a raiva

Esse jogo dá aos adolescentes a oportunidade de aprender uma técnica diferente que seja útil em várias situações. Crie um cartão com uma lista de técnicas efetivas; opções seriam exercícios, pensar antes de falar, usar o humor para liberar a tensão e praticar o relavamento. Mantenha uma discussão sobre o tema antes de jogar. Para brincar, escolha uma técnica. Cada aluno que puder dar um exemplo apropriado de como usar a técnica deve levantar a mão. Escolha um e peça que dê seu exemplo, de sua experiência pessoal ou da imaginação. Discuta o exemplo com a classe. Cada aluno que der um exemplo deve receber um pequeno prêmio.

Razões e ideias

Esse jogo ensina os adolescentes as vantagens do controle da raiva e as desvantagens de não controlá-la. Crie três colunas na lousa. Deixe uma coluna para as razões. Coloque ideias úteis em uma das colunas e ideias inúteis em outra. Peça que o aluno fale sobre razões comuns que causam raiva nos adolescentes; liste suas respostas na coluna da lousa. Em seguida, peça para darem ideias para prevenir a raiva junto com maneiras positivas e negativas de lidar com ela; liste as ideias nas colunas certas da lousa. Discuta todas as ideias, anotando as saídas positivas e negativas de lidar com a raiva de várias maneiras.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...