×
Loading ...

Jogos para ensinar as crianças a se acalmar e ouvir

As crianças são naturalmente curiosas, energéticas e entusiasmadas. Essas são algumas das qualidades que tornam o ensino infantil divertido, mas também desafiador. Quando você está calmo e controlado, ajuda imensamente manter a classe sob controle também. Mas as crianças, especialmente as mais novas, às vezes precisam de jogos para ajudá-las a se acalmar e a ouvir.

Um jogo para acalmar pode ser a salvação do professor em uma sala com crianças bagunceiras (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Pegue a bolha

Diga para as crianças que sempre que você disser "Pegue a bolha!", elas precisarão parar o que estiverem fazendo e pegar uma bolha imaginária com a boca. Certifique-se de que elas entendam que se falarem, a bolha na boca deles estourará e elas perderão o jogo. Faça alguns treinos antes. Diga para as crianças fazerem barulho e então grite "Pegue a bolha". Observe elas ficarem quietas e estufar as bochechas para caber a "bolha". Não vai demorar para que automaticamente se acalmem ao ouvir a frase e assim você terá reconquistado a atenção delas.

Loading...

Corram para o tapete!

Escolha uma música que servirá como a ordem para correr para o tapete. Explique para a classe que sempre que ouvirem a música, precisarão correr para o tapete o mais rápido possível, sentar e cruzar os braços. Você pode incluir castigos, fazendo as duas últimas crianças a chegar no tapete descartarem cinco brinquedos. Deixe as crianças praticarem o jogo. Você precisará de um tocador de CD alto o suficiente para todos ouvirem. Quando as crianças estiverem treinadas, você poderá usar a música "Corram para o tapete!" toda vez que elas estiverem muito barulhentas e bagunceiras.

Picolé geladinho

Explique para as crianças que sempre que você disser "picolé geladinho", elas precisam parar de falar, ficar de pé e colar os braços ao corpo para parecerem picolés congelados. Quando a classe começar a ficar muito barulhenta, diga em voz alta: "Mmm... que fome! Eu quero um picolé geladinho!" As crianças deverão parar o que estiverem fazendo e ficar paralisadas. Quando todos estiverem "congelados", use um cronômetro para ver por quanto tempo elas conseguem ficar nessa posição. A classe deverá tentar bater os próprios recordes.

Dicas

Ensine os jogos para acalmar desde cedo, no começo do ano letivo, se você for um professor ou se estiver na fase de conhecer a classe em uma creche, pré-escola ou programa de escola de fim de semana. Não espere até que as crianças fiquem fora de controle para ensinar esses jogos. Não deixe elas perceberem que os jogos não passam de truques para que fiquem quietos. Se você disser que fará um jogo porque as crianças estão fazendo muito barulho, isso sinalizará que elas estão no controle e não o contrário.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...