Jogos para ensinar adjetivos

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Explicar a seus alunos o significado de adjetivos é fácil. Entretanto, ensinar a usá-los da melhor forma possível, aprimorando a criatividade e a escrita descritiva, pode requerer um pouco de originalidade por parte do professor. Incorporar jogos ao plano de aulas estimula o interesse no assunto e encoraja os estudantes a se expressarem melhor.

Jogo do pai e mestre

Goodshoot/Goodshoot/Getty Images

Uma atividade interessante pode ser feita de modo mais eficaz nos dias que antecedem uma reunião de pais e mestres. Diga aos alunos que haverá uma reunião em breve e peça a eles que façam duas listas de adjetivos. A primeira lista deve incluir palavras que eles gostariam que você usasse durante a reunião e, a segunda, adjetivos que eles não gostariam que fossem usados. Dê prêmios aos alunos que fizerem as listas mais criativas e descritivas.

Adjetivos aliterativos

Outra forma de encorajar o uso criativo de adjetivos é reunir os alunos em grupos de dois a quatro integrantes e pedir que escolham um substantivo.Cada aluno deve apresentar três ou quatro adjetivos que comecem com a mesma letra do substantivo.Permita o uso de dicionários para estimular a criatividade e a expansão do vocabulário. Após a escolha dos adjetivos, o grupo se reúne novamente e escolhe o melhor adjetivo para o substantivo. Atribua prêmios ou pontos para o grupo com o melhor par adjetivo/substantivo.

Histórias de pescador

Thinkstock Images/Comstock/Getty Images

Coloque os alunos em grupos de três integrantes e peça que escolham outro substantivo. Um dos membros do grupo deve elaborar uma frase usando o substantivo e um adjetivo. Outro integrante deve, então, fazer uma nova frase usando o substantivo e a forma comparativa do mesmo adjetivo. Por fim, o terceiro aluno do grupo deve elaborar uma nova frase usando o substantivo e o superlativo do adjetivo escolhido. Faça no mínimo três rodadas para que todos do grupo tenham a chance de fazer o modo superlativo.

Jogo da sentença

Digital Vision/Digital Vision/Getty Images

Organize os estudantes em grupos pequenos. Cada membro do grupo deve compor uma frase com diversos substantivos e nenhum adjetivo. Em seguida, as sentenças elaboradas passam pelo grupo e cada membro adiciona um adjetivo. Quando todos os alunos tiverem adicionado um adjetivo a cada oração, o grupo escolhe a frase mais boba e a mais criativa. Faça uma votação com toda a turma para eleger as escolhas mais criativas.

Mais recentes

×