×
Loading ...

Jogos de percussão para crianças

O ritmo é um dos elementos mais básicos da música. É importante ensinar às crianças os fundamentos do ritmo desde pequenos, para que possam avançar para tarefas mais complexas e conceitos musicais. Pais e educadores podem descobrir que os jogos de percussão são ferramentas úteis ao ensinar ritmo. Jogos de percussão também podem ajudar as crianças a desenvolverem habilidades motoras, especialmente nas mãos e nos braços, e desenvolver seus ouvidos musicais.

Tambores e chocalhos são ferramentas comuns em jogos de percussão. (percussion instruments image by sasha from Fotolia.com)

Baquetas Baquetas Tênis Chão

Kenya Masala escreveu um livro inteiro de jogos infantis de percussão ("Rhythm Play"), incluindo o jogo Baquetas Baquetas Tênis Chão. Neste jogo, as crianças ficam em círculo, e cada criança, inclusive o líder, tem um par de baquetas. O líder bate um ritmo simples, batendo as próprias baquetas, nos sapatos ou no chão. As crianças tem que tocar o ritmo tocado pelo líder. Masala, diz que o líder pode variar este jogo, tentando "enganar" as crianças cantando algo diferente do que ele realmente toca. Se uma criança interpreta o que é dito em vez do que é tocado, ela está "fora".

Loading...

O Que Estou Tocando

O Que Estou Tocando é um jogo que ensina as crianças sobre todos os diferentes sons usados ​​na seção de percussão e o reconhecimento do valor rítmico. As crianças sentam-se atrás de uma tela ou um cobertor pendurado em uma corda, para não verem o líder. O líder começa a tocar um ritmo em um instrumento de percussão, as crianças gritam "Vizinho, vizinho, pare o som!". O líder grita de volta "Tudo bem, se você me dizer o que eu estou tocando!" As crianças que sabem o nome do instrumento, ou o ritmo (por exemplo, duas semínimas e uma meia nota) levantam a mão, e um segundo líder convida a criança a responder. Se ela estiver certo, ela ganha um prêmio.

Percussão Corporal

Percussão Corporal é um jogo de Michelle Miller que pretende ensinar as crianças a ouvir, interpretar e escrever ritmos musicais. As crianças se separam em duas ou mais equipes. Um jogador de cada equipe vai em frente ao líder na frente de uma lousa. O líder conta quatro batidas para estabelecer o tempo e começa o ritmo. Então, o líder usa percussão corporal (palamas, estalos, etc) para produzir um ritmo. Quando o líder disser já, os membros da equipes tentam escrever o ritmo que ouviram na lousa. A primeira equipe a acertar o ritmo ganha mais pontos, com os outros recebendo menos pontos. A equipe com o maior número de pontos, ganha. Este jogo é um teste de velocidade para a compreensão auditiva.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...