Como fazer laca chinesa

••• Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

A laca chinesa é um processo de acabamento de mobiliário que usa diferentes manchas e técnicas para produzir um visual que parece muito mais profundo e antigo do que realmente é. Se feito corretamente, um pedaço de lacado chinês que foi feito há uma semana terá um visual antigo de décadas. Existem muitos passos e tempos de secagem ao fazer a laca chinesa, mas o resultado final é uma peça polida que vale a pena todo o tempo de trabalho e espera.

Passo 1

Cubra com o pano ao redor da área onde você estará trabalhando. Os primers e lacas que você estará usando podem manchar ou descolorir os assoalhos se forem derramados.

Passo 2

Remova todos os pregos ou outros itens do móvel a ser envernizado, se for o caso. Se você estiver usando uma peça inacabada, pode pular esta etapa.

Passo 3

Cubra todas as áreas que não vão ser envernizadas com fita crepe.

Passo 4

Remova o revestimento existente (se aplicável) usando uma lixadeira líquida ou lixa. Se usar lixadeira líquida, consulte as instruções na embalagem. Se usar a lixa, lixe no sentido do grão de madeira com movimentos longos e uniformes.

Passo 5

Remova completamente os detritos e a poeira causados pelo lixamento da mobília. Um pano de aderência é ótimo para isso, pois líquidos não são necessários.

Passo 6

Use um pincel para espalhar uma camada de primer branco em toda a peça. Certifique-se de que o revestimento seja uniforme em todas as partes e, em seguida, deixe secar. Consulte a embalagem do primer para obter informações sobre quanto tempo isso deve demorar.

Passo 7

Use um pincel para espalhar uma camada de cor base por toda a peça. Certifique-se de que seja uma camada espessa e uniforme. Se a superfície for grande o suficiente, use um mini rolo ou rolo de pintura, que ajudará a garantir um revestimento uniforme e bonito.

Passo 8

No balde, combine tubos inteiros e partes (dependendo do tamanho que você desejar a lacagem) de corante universal preto com metade de um tubo de corante universal umbra cru e 1 quarto de verniz à base de óleo semigloss ou cetim. Misture cuidadosamente, utilizando um agitador de madeira. Você normalmente pode obter esses produtos gratuitamente quando comprar o verniz e corantes em uma loja de produtos para pintura.

Passo 9

Adicione um quarto de xícara de aguarrás para a mistura de corante/verniz e mexa bem novamente.

Passo 10

Mergulhe um pano em aguarrás e espalhe uma camada fina sobre a superfície. Isso ajudará a mistura do esmalte a se espalhar rapidamente e uniformemente. Se você estiver pintando um interior (como um armário), faça o interior primeiro, depois faça as superfícies externas da mesma maneira.

Passo 11

Aplique a mistura de esmaltes a partir as bordas externas e puxe o esmalte usando um pano limpo em direção ao centro. Isto irá criar um efeito mais leve no meio, com um efeito mais escuro nas bordas.

Passo 12

Pincele levemente sobre a superfície ainda molhada, usando um pincel limpo para criar um efeito de difusão. Isso ajuda a misturar o esmalte melhor. Continue fazendo isso até você gostar do visual da superfície. Use o mesmo pincel e comece em uma borda e passe com um movimento longo para o lado oposto. Faça isso por toda a superfície. Deixe secar, e seu tratamento estará completo.

Mais recentes

×