×
Loading ...

Como fazer seu lápis de carvão

O carvão usado por artistas deixa uma marca uniforme e colorida que se ajusta à pressão aplicada. Os lápis de carvão artísticos criam fortes linhas pretas com muita pressão e leves sombras cinzas com pouca pressão. Os artistas simples criam lápis de carvão para desenhos a partir de gravetos e galhos. Para muitos artistas, o carvão para desenho feito em casa funciona tão bem quanto o vendido em lojas de arte e artesanato.

Instruções

Os lápis de carvão fornecem ótimas ferramentas para esboços (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Junte galhos e gravetos de salgueiros, tílias, glicínias e videiras, que são bons materiais para fazer carvão para desenho. Use gravetos e galhos que têm de 0,5 a 1 cm de espessura, de árvores e plantas que você sabe que têm ao menos dois anos de idade. Pergunte ao dono da propriedade sobre a idade das plantas se você for recolher galhos de um terreno alugado ou do jardim de seus vizinhos. Evite usar madeiras com algum tratamento, pois elas liberam gases tóxicos quando são aquecidas.

    Loading...
  2. Tire a medida da profundidade do seu balde de metal, a partir do fundo do balde até o aro superior, usando a fita métrica. Utilize essa medida para determinar o comprimento de seus galhos e gravetos. Corte os galhos, gravetos ou varas de madeira na medida correta usando a tesoura de poda.

  3. Encha o balde com os galhos e gravetos, colocando-os de pé, com as pontas no fundo do balde, até que eles estejam bem unidos um contra o outro. Cubra a parte de cima do balde com papel alumínio e dobre-o firmemente em volta da borda para selar o balde. Use uma folha de alumínio resistente, ou duas folhas de alumínio com resistência comum. Faça dois ou três pequenos buracos com um lápis bem apontado no centro do papel alumínio. Prepare uma folha extra de alumínio para cobrir o balde depois que o carvão para desenho for tostado.

  4. Ponha luvas de trabalho grossas. Evite usar roupas esvoaçantes enquanto estiver trabalhando perto do fogo para fazer o carvão de gravetos.

  5. Faça uma fogueira com lenha em um buraco fora de casa. Ponha o balde sobre algum cabo comprido, como uma vassoura, para suspender o balde sobre o fogo. Mantenha o balde sobre as chamas até que a fumaça pare de sair dos buracos do papel alumínio.

  6. Tire o balde do fogo e cubra seu topo com uma folha a mais de papel alumínio. Deixe que o balde esfrie completamente com o alumínio o tampando. Remova o papel alumínio depois de esfriar e verifique o carvão caseiro para desenho. Os lápis de carvão devem fazer linhas fortes no papel, e que apaguem facilmente com uma borracha comum. Armazene os lápis de carvão em um pote resistente que sele bem, como um pote grande de café que possa reter a poeira preta.

Loading...

O que você precisa

  • Fita métrica
  • Galhos ou gravetos
  • Tesoura para poda
  • Balde de metal
  • Papel alumínio
  • Lápis bem apontado
  • Fogueira
  • Vassoura
  • Luvas de trabalho
  • Pote de café com tampa

Referências

Loading ...
Loading ...