×
Loading ...

Materiais que substituem o isopor

Atualizado em 22 julho, 2017

O uso do isopor é um assunto extremamente controverso. Ele não é biodegradável e, embora não seja totalmente prejudicial ao planeta, esse material pode levar até 500 anos para decompor-se nos aterros sanitários, o que o torna uma parte grande do problema do abarrotamento de material. Por essa razão, foram desenvolvidas alternativas para substitui-lo, que ajudam na redução dos resíduos e das toxinas causadas pelo seu componente principal, o estireno.

O isopor demora muito a se decompor na natureza (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Copos de papel

Embora a utilização de copos de papel ainda crie muito lixo, eles são uma alternativa ideal para o isopor, pois podem ser reciclados após o uso, além de serem biodegradáveis. O produto feito de papel não representa perigo para animais, ao contrário do isopor, que é confundido com alimento. O isopor libera toxinas quando é aquecido (por exemplo, derreter o produto ao aquecê-lo em um micro-ondas, liberando toxinas nos alimentos), o que torna os copos de papel uma alternativa sensata.

Loading...

Embalagens biodegradáveis

Graças a empresas como a Styrophobia, fabricante de recipientes biodegradáveis com base em plantas, os copos e sacolas, indispensáveis em pedidos "para viagem", podem continuar sendo amigáveis ao planeta. Os produtos da Styrophobia são feitos de cana de açúcar, junco, milho e batata, tornando-os seguros para usar e para descartar.

Produto reutilizável

Os produtos reutilizáveis são as alternativas ao isopor mais seguras e eficientes em termos ambientais. Levar sua própria sacola de compras ao supermercado e uma caneca para a cafeteria ajuda a reduzir o uso do isopor. Embora a princípio esses produtos possam ser mais caros, no total você economizará dinheiro, já que vários comerciantes dão descontos para os clientes que trazem as suas próprias sacolas.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...