Materiais que substituem o isopor

O isopor demora muito a se decompor na natureza

Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images

O uso do isopor é um assunto extremamente controverso. Ele não é biodegradável e, embora não seja totalmente prejudicial ao planeta, esse material pode levar até 500 anos para decompor-se nos aterros sanitários, o que o torna uma parte grande do problema do abarrotamento de material. Por essa razão, foram desenvolvidas alternativas para substitui-lo, que ajudam na redução dos resíduos e das toxinas causadas pelo seu componente principal, o estireno.

Copos de papel

Embora a utilização de copos de papel ainda crie muito lixo, eles são uma alternativa ideal para o isopor, pois podem ser reciclados após o uso, além de serem biodegradáveis. O produto feito de papel não representa perigo para animais, ao contrário do isopor, que é confundido com alimento. O isopor libera toxinas quando é aquecido (por exemplo, derreter o produto ao aquecê-lo em um micro-ondas, liberando toxinas nos alimentos), o que torna os copos de papel uma alternativa sensata.

Embalagens biodegradáveis

Graças a empresas como a Styrophobia, fabricante de recipientes biodegradáveis com base em plantas, os copos e sacolas, indispensáveis em pedidos "para viagem", podem continuar sendo amigáveis ao planeta. Os produtos da Styrophobia são feitos de cana de açúcar, junco, milho e batata, tornando-os seguros para usar e para descartar.

Produto reutilizável

Os produtos reutilizáveis são as alternativas ao isopor mais seguras e eficientes em termos ambientais. Levar sua própria sacola de compras ao supermercado e uma caneca para a cafeteria ajuda a reduzir o uso do isopor. Embora a princípio esses produtos possam ser mais caros, no total você economizará dinheiro, já que vários comerciantes dão descontos para os clientes que trazem as suas próprias sacolas.

eHow Brasil
×