O que é uma legenda de foto?

Artigos de jornal incluem legendas junto com as imagens para fazer com que as histórias sejam mais compreensíveis e visualmente interessantes.

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Uma legenda é um texto conciso e descritivo posicionado abaixo ou ao lado de uma fotografia que é utilizado para rotular, dar título ou explicar a imagem na fotografia. Com frequência, uma legenda irá incluir datas, nomes, títulos, localização e informação sobre a ocasião ou importância da imagem. Criar uma boa legenda exige pesquisa, checagem de ortografia e a identidade do fotógrafo.

Fotografias de eventos

Fotógrafos de eventos têm que estar no lugar certo na hora certa para capturar fotografias valiosas

David De Lossy/Photodisc/Getty Images

Eventos importantes são normalmente fotografados por um ou mais fotógrafos profissionais que têm grande cuidado em documentar a informação na fotografia. Esse tipo de fotógrafo, com frequência, vende direitos de publicação de suas fotografias para jornais, revistas, produtores de televisão e outras mídias.

Pesquisa

Pesquisar pode ser importante para escrever uma boa legenda para foto

Jupiterimages/BananaStock/Getty Images

Mesmo quando um evento é atual, é comum que o fotógrafo faça pesquisa adicional para a fotografia. Essa pesquisa inclui informações sobre as pessoas ou objetos na imagem e como eles são importantes para a fotografia. Por exemplo, quando tira-se uma foto de um navio afundando, o nome do navio, o ano de construção, relatório de problemas, dono atual e outras informações podem ser importantes.

Checando a ortografia

Verificar a ortografia de palavras e nomes é, com frequência feito online utilizando uma variedade de bases de dados

Thinkstock Images/Comstock/Getty Images

Uma fotografia com nomes ou títulos com erros de ortografia podem causar sérios problemas para validar a imagem. Fotógrafos e entidades de publicação tomam grande cuidado para checar a ortografia dos nomes, datas e qualquer outra informação incluída em uma legenda. Os erros fazem com que o produtor da foto pareça desleixado e incompetente e pode até levar à perguntas sobre a autenticidade da foto. Todos esses problemas podem afetar o valor da fotografia, monetariamente e historicamente.

Fotógrafo

Fotógrafos com frequência carimbam o verso de suas impressões fotográficas para estabelecer propriedade

Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images

O nome do fotógrafo, hora, data e local de uma foto são cruciais para estabelecer sua autenticidade. Essa informação valida quando e onde uma foto foi tirada. Isso pode prevenir fotografias alteradas de serem oferecidas como originais. Uma fotografia alterada terá inconsistências sutis no ângulo, quantidade de luz ou um detalhe faltando, que pode ser detectado por examinações forenses. Com frequência, esse tipo de fotografia irá aparecer anonimamente e será repassado por pessoas que, por engano, acreditam que é real. Ocasionalmente, uma grande publicação aceita uma foto falsa por engano, causando controvérsia quando descobre-se as alterações.

×