Como fazer um lenço de bolso masculino

••• Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images

O lenço de bolso dá um toque de cor interessante a um terno masculino e é possível fazer um em casa e economizar dinheiro. Coloque o lenço no bolso do paletó para complementar o conjunto ou dar vida nova a uma roupa básica de trabalho. Ele pode combinar com o colete ou a gravata ou pode ser de uma cor e estampa completamente diferentes -- depende de você e o do visual que quer.

Passo 1

Compre uma pequena quantidade de tecido, 45 cm deve ser suficiente, ou considere comprar um retalho se o total da área for mais de 0,09 metros quadrados. Tecidos sedosos e brilhantes são os melhores para este projeto, mas você pode usar o tipo que desejar.

Passo 2

Coloque o tecido, lado errado para cima, em uma superfície de trabalho.

Passo 3

Crie um molde, medindo 82 cm quadrados em um pedaço de jornal ou outro papel leve. A sobra de 1,8 cm é para a bainha. Faça seu lenço maior ou menor, se quiser, mas lembre-se de somar a bainha nas medidas. Tome cuidado ao usar papel impresso para seu modelo, certifique-se de que a tinta não vai manchar o tecido.

Passo 4

Use um pedaço de giz para fazer o contorno do modelo no tecido.

Passo 5

Corte o tecido com cuidado, usando uma tesoura afiada.

Passo 6

Enrole ou dobre a sobra de 1,8 cm em volta das bordas, em direção ao lado errado do tecido.

Passo 7

Costure um lado da bainha, de preferência à mão. Use a máquina de costura se não confia muito nas suas habilidades de costura, mas lembre-se: a prática leva à perfeição.

Passo 8

Costure a bainha do lado oposto antes de terminar os outros dois lados do lenço. Isto evita que o tecido se junte nos cantos.

Mais recentes

×