Como fazer um lenço de bolso masculino
Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images
O lenço de bolso dá um toque de cor interessante a um terno masculino e é possível fazer um em casa e economizar dinheiro. Coloque o lenço no bolso do paletó para complementar o conjunto ou dar vida nova a uma roupa básica de trabalho. Ele pode combinar com o colete ou a gravata ou pode ser de uma cor e estampa completamente diferentes -- depende de você e o do visual que quer.
Step 1
Compre uma pequena quantidade de tecido, 45 cm deve ser suficiente, ou considere comprar um retalho se o total da área for mais de 0,09 metros quadrados. Tecidos sedosos e brilhantes são os melhores para este projeto, mas você pode usar o tipo que desejar.
Step 2
Coloque o tecido, lado errado para cima, em uma superfície de trabalho.
Step 3
Crie um molde, medindo 82 cm quadrados em um pedaço de jornal ou outro papel leve. A sobra de 1,8 cm é para a bainha. Faça seu lenço maior ou menor, se quiser, mas lembre-se de somar a bainha nas medidas. Tome cuidado ao usar papel impresso para seu modelo, certifique-se de que a tinta não vai manchar o tecido.
Step 4
Use um pedaço de giz para fazer o contorno do modelo no tecido.
Step 5
Corte o tecido com cuidado, usando uma tesoura afiada.
Step 6
Enrole ou dobre a sobra de 1,8 cm em volta das bordas, em direção ao lado errado do tecido.
Step 7
Costure um lado da bainha, de preferência à mão. Use a máquina de costura se não confia muito nas suas habilidades de costura, mas lembre-se: a prática leva à perfeição.
Step 8
Costure a bainha do lado oposto antes de terminar os outros dois lados do lenço. Isto evita que o tecido se junte nos cantos.
Recursos
Dica
- Uma borda enrolada dá um visual mais refinado ao seu lenço, mas fazê-lo requer maior habilidade e pode ser frustante para iniciantes.
- O "lado errado" do tecido é a parte de trás, que geralmente é feita para não ser vista. Ela pode ser de uma cor mais fraca ou lisa, dependendo do tipo de tecido. Se o seu é igual dos dois lados, ignore as menções de "lado errado".
Advertência
- Tome cuidado para não rasgar o tecido ao cortá-lo.
- Use um dedal se estiver costurando à mão, para não se picar com a agulha.
Sobre o Autor
Chelsea Anderson is a professional writer who has attended university at the Delaware College of Art and Design and the School of the Art Institute of Chicago. She has self-published a comic and a 'zine, both of which are included in the Joan Flasch Artist's Book Collection.
Créditos Fotográficos
Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images