Como usar um lensômetro analógico

O lensômetro é muito semelhante ao microscópio e sua operação também é muito parecida

Comstock/Comstock/Getty Images

O lensômetro mede as propriedades ópticas das lentes de óculos e pode também ser chamado de focômetro. É um instrumento oftálmico que é mais frequentemente usado para garantir que as lentes de um óculos sejam feitas de acordo com a prescrição. Um lensômetro analógico pode fornecer os parâmetros básicos de uma lente, incluindo as curvaturas esféricas, cilíndricas e de eixo. No entanto, lensômetros analógicos requerem que dois tambores, ou botões, giratórios sejam ajustados ao mesmo tempo, de modo que o operador deva ter boa visão e coordenação do olho e da mão.

Step 1

Coloque uma das lentes dos óculos na plataforma de observação do lensômetro analógico. Ambas as lentes devem estar alinhadas com a parte inferior da plataforma e as lentes de visualização do lensômetro devem ser centradas no centro óptico da lente. Fixe as lentes no lugar com a cinta do lensômetro.

Step 2

Determine o valor da lente esférica. Gire o eixo e os botões de foco até que as linhas finas no visor estejam paralelas e em foco. Leia a medição no botão de foco para obter o valor esférico da lente. Lensômetros analógicos tipicamente medem valores para a dioptria mais próxima.

Step 3

Meça o valor cilíndrico da lente. Gire o botão de focagem para colocar as linhas mais grossas, que são perpendiculares às linhas finas, em foco. Subtraia a medição presente no botão de foco do valor da leitura anterior, obtido no Passo 2. Registre essa diferença como o valor cilíndrico da lente, certificando-se de incluir o sinal.

Step 4

Registe o valor do eixo da lente. Essa é a medição do seletor de eixo atual. Os valores esférico, cilíndrico e de eixo proporcionam a curvatura completa da parte principal da lente.

Step 5

Calcule o valor total das lentes bifocais. Centralize as lentes de observação do lensômetro sobre a parte bifocal da lente. Ajuste o botão de foco mais uma vez para trazer as linhas grossas de volta ao foco e subtraia a leitura atual da leitura anterior. Essa diferença é o valor total das lentes bifocais.

eHow Brasil
×