Como medir o diâmetro de uma roldana

••• PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images

As roldanas, também conhecidas como polias, são rodas que possuem uma correia ou corda. Elas são mais comumente usadas em sistemas que consistem de um motor e um dispositivo. O motor tem uma roldana e o dispositivo tem outra, em uma correia que é conectada entre elas. O motor alimenta o dispositivo, transferindo energia através da correia. Roldanas de diferentes tamanhos são usadas para controlar o rpm do dispositivo. Por exemplo, se o motor girar a 1750 rpm e o dispositivo for classificado para 1000 rpm, será necessário uma roldana maior no dispositivo do que a do motor para diminuir a velocidade. Medir o diâmetro de uma roldana é essencial para obter a variação correta de rpm do dispositivo.

Passo 1

Examine a roldana. Observe que o diâmetro externo é muito diferente do diâmetro em que se coloca a correia. A medida do diâmetro interno é a desejada.

Passo 2

Meça o diâmetro externo da roldana. Esse é o diâmetro ao longo da roldana que inclui a aba. Escreva essa medida.

Passo 3

Insira a ponta da trena no sulco da roldana. Anote a medida dessa profundidade.

Passo 4

Calcule o diâmetro real da roldana, pegando a medida do Passo 3 e a subtraindo da medida do Passo 2 duas vezes. Por exemplo, se o valor do Passo 3 for 1 cm e o valor no Passo 2 for 15 cm, o cálculo seria assim: 15 menos 1 menos 1. O valor então seria 13 cm, que é o diâmetro real da roldana.

Mais recentes

×