Como fazer um leque espanhol

•••

Leques espanhóis remetem à imagem de uma "señorita" espanhola, com metade de seu rosto escondido por trás de um leque de renda preta. Suas utilidades são variadas, desde o simples complemento a um traje de festa à fantasia, até um acessório necessário para aquele dia de calor no escritório abafado. Para confeccionar um leque, use renda leve e delicada para criar o arredondado de pregas que dará a sua forma. Se quiser dar um toque romântico, acrescente uma pequena rosa vermelha com folha de veludo. A rosa deve caber em uma das dobras do leque. A base do leque deverá ser de papelão preto fino o bastante para ser dobrado, já que cartolina costuma rasgar com o uso contínuo.

Passo 1

Corte um pedaço do papelão de 56 cm de comprimento e 22 cm de largura. Se estiver usando dois pedaços menores de papelão, junte-os usando fita adesiva e deixe-os nas medidas de 56 cm por 22 centímetros.

Passo 2

Dobre o leque fazendo pregas de 2,5 cm. Para a primeira dobra, vire o leque e dobre o papelão na direção contrária. Na terceira dobra, dobre o papelão no sentido contrário novamente. Prossiga alternado as dobras até que todo o papelão esteja dobrado.

Passo 3

Estenda a renda preta sobre o leque para ajustá-lo, cobrindo a área dobrada. Remova a renda e passe uma linha fina de cola nas dobras protuberantes do papelão, não nos vincos. Use cola comum para o caso de precisar reajustar a renda. A quantidade da cola deve ser apenas o suficiente para segurar a renda no lugar. Estenda a renda sobre as dobras e pressione. Os centímetros extras da renda irão permitir que você a acomode por entre as dobras do papelão. Quando a cola secar, apare os excessos de renda ao redor do leque.

Passo 4

Passe um longo pedaço de fita adesiva na parte inferior do leque, a área que será usada para segurá-lo. Certifique-se de deixá-lo bem seguro para que não se desfaça. Terminados os procedimentos, o resultado será um leque que se abre em um semicírculo, com a parte inferior reta e o topo arredondado.

Passo 5

Com cola quente, acrescente a rosa vermelha de seda e a folha verde de veludo por dentro de uma das dobras no topo ou na parte inferior. Faça um laço fino com fita e use cola quente para fixá-lo na parte inferior do leque, deixando as pontas do laço soltas para balançar.

Mais recentes

×