×
Loading ...

Lesões musculares em equinos

Lesões musculares em equinos ou cavalos, são vistas em proporções bastante consideráveis em clínicas veterinárias. Muitas coisas podem causar essas lesões, e há diferentes tipos delas. Quando uma acontece, o veterinário deve fazer uma examinação completa e, dependendo do dano, prescrever tratamento. Contudo, muitas lesões musculares podem ser evitadas.

A beleza de um cavalo bem conformado com músculos saudáveis (walking horse image by Clarence Alford from Fotolia.com)

Músculos

Os músculos de um equino cercam o esqueleto e são conectados aos ossos por tendões, os quais são tecidos resistentes e elásticos. Os músculos flexores contraem as articulações; os extensores estende-as.

Loading...
Músculos criam movimentos (race horses image by pearlguy from Fotolia.com)

Causas

Umas das causas principais das lesões musculares é o exagero dos exercícios; o cavalo não foi devidamente preparado para exercícios de aquecimento para o trabalho ou a rotina que é solicitado a fazer. Bater em trilhos ou em obstáculos quando pula ou corre é outra causa. Colidir com outro cavalo, cair e acidentes em trailers transportadores são outras. Azotúria, um ferimento que causa um enrijecimento e dor no músculo do lombo, é causado por uma combinação de uma dieta com muita proteína e exercícios inadequados.

Acidentes em trailer frequentemente causam lesões musculares (red horse trailer image by studio vision1 from Fotolia.com)

Sintomas

Os sintomas que indicam uma lesão muscular incluem dor quando o cavalo é palpado (examinado tendo os músculos tocados); uma laceração, ou corte profundo na superfície da pele; inchaço local, incluindo em volta de locais de injeção; fraqueza; e hematoma ou contusão.

Relutância em se mover indica lesão muscular (two horses image by Jeroen de Haan from Fotolia.com)

Tipos

Há uma grande variedade de lesões musculares que vão de lacerações envolvendo o grupo de músculos inteiro a distensões leves ou agudas a danos internos. Rabdomiólise é uma desordem muscular dolorida que geralmente ocorre durante exercícios e afeta grandes músculos como os da parte traseira, pelve e patas traseiras. Isso causa enrijecimento e resistência ao movimento. Algumas lesões musculares são causadas por um sistema oculto ou todo o sistema, doenças, do rim ou do fígado, por exemplo, ou desordens neurológicas.

Diagnóstico

Um veterinário, particularmente um que lida com grandes animais, é o expert apropriado para diagnosticar uma lesão muscular. Tipicamente, o veterinário olhará o histórico do cavalo e vai fazer um exame de palpação para avaliar a massa muscular, simetria e dor. O cavalo deve ser examinado enquanto se move e pela fraqueza. Um soro, ou fluido, do sangue talvez seja tirado para avaliar enzimas, que são essenciais para a digestão.

Prevenção

Um dos melhores métodos para prevenir lesão muscular equina é estabelecer uma rotina de exercícios que não forçam os limites condicionais e de treinamento do cavalo. É igualmente importante a alimentação dele; ela deve ser consistente e apropriada para a condição física e a energia gastada.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...