Como ligar um relé de 12 volts e 5 pinos

Um relé de 12 V e 5 pinos é normalmente usado em automóveis.

12 volt relais, relay image by Sascha Zlatkov from Fotolia.com

Relés são interruptores especiais feitos para permitir que um circuito pequeno controle um circuito maior. Esses dispositivos utilizam um solenoide para acionar um interruptor mais pesado. A ligação do solenoide necessita de somente 0.5 A para ser ativada, enquanto que o interruptor em si controla de 10 a 30 A. Esse componente permite que os dispositivos de alta corrente fiquem localizados em somente um lugar, o que é algo bom, pois é mais seguro contra incêndios e mantém tensões e correntes perigosas o mais longe possível das pessoas.

Step 1

Conecte o dispositivo de controle aos dois pinos do solenoide do relé. Verifique no manual do componente para identificar os pinos. Fornecer uma pequena tensão de 12 V nesses terminais irá ligar ou desligar o relé.

Step 2

Localize os outros três pinos. Esses pinos são uma chave SPDT (um pólo, duas posições). O pino central sempre está em contato com um dos outros dois pinos, mesmo quando o relé não está energizado. Quando ele é acionado, o pino central fechará contato com o outro terminal. Outra maneira de entender é a seguinte: Se A é o primeiro pino, C é o central e B o segundo, quando o relé não está ligado C estará ligado a A. Quando for energizado, C se desconectará de A e entrará em contato com B.

Step 3

Ligue o terminal negativo da bateria no pino C. Esse pino leva a energia do relé para alimentar o dispositivo externo, que pode ser um motor elétrico, ventilador ou luz. Se o dispositivo externo só deve ser ligado quando o relé for energizado, conecte um fio do terminal negativo do equipamento para o pino B do relé. Se, ao contrário, o dispositivo deve permanecer ligado o tempo todo exceto quando o componente estiver energizado, conecte ao pino A ao invés do B.

Step 4

Para completar o circuito, conecte um fio vermelho do terminal positivo do dispositivo externo para o terminal positivo da bateria.

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