Problemas com o relé da ventoinha de arrefecimento do Mégane
Ryan McVay/Photodisc/Getty Images
Um dos principais problemas dos relés da ventoinha de arrefecimento do Renault Mégane é seu componente elétrico, e a parte elétrica de alguns veículos está sujeita a uma taxa de falhas mais alta, pois seu projeto é mais complexo e seus circuitos são mais suscetíveis à interferência externa.
Fonte de energia do relé e aterramento
Esses são os dois primeiros componentes a se verificar se a ventoinha não ligar quando você liga o ar condicionado. Uma bobina de um relé que esteja funcionando possui resistência entre 40 e 80 Ohms, mas se a resistência estiver muito alta, mesmo que a bobina esteja funcionando, o relé não funcionará, e você terá uma falha no sistema. Ela também pode falhar quando a carga elétrica do circuito for alta demais para ela, o que é conhecido como corte. Quando a bobina não oferecer resistência, o relé precisará ser substituído por um novo, pois não irá mais funcionar.
Válvula termostática
A válvula termostática pode fazer que os relés das ventoinhas não funcione corretamente, pois ambos ficam ligados em série no circuito, o que significa que a corrente elétrica passa diretamente entre eles, e se um parar de funcionar, o outro também será afetado. Se os relés não estiverem funcionando corretamente, você pode tentar tirar o termostato do circuito, passando um fio diretamente até os relés. O lado negativo é que, se removê-lo do circuito, você perderá suas funções, e isso deve ser levado em conta antes de decidir pela remoção. Verifique a integridade do invólucro da válvula, que é responsável também por regular a temperatura.
Fusíveis
Verifique a funcionalidade dos fusíveis que são ligados ao relé da ventoinha de arrefecimento, pois eles podem ter estourado ou parado de funcionar por algum motivo, fazendo com que o relé não ligue. A maioria dos Méganes usa quatro relés que trabalham em conjunto no compartimento interno, que fica na parte inferior do painel, do lado do motorista; então pode ser difícil detectar onde exatamente é o problema. Verifique todos os fusíveis, de cima para baixo, para entender qual é efetivamente o defeito. O fusível 14 costuma apresentar problemas, assim como o relé D, que é um pequeno, o segundo de cima para baixo nesse compartimento.
Fiação
Os relés são conectados aos fusíveis e ao resto do circuito por fios elétricos. Se esses fios forem cortados ou danificados, o circuito não irá funcionar; então você deve examinar todos os fios relevantes que fiquem próximos ao relé. Muitas vezes, o problema da fiação não é a estrutura dos fios, mas danos ao seu isolamento ou derretimento dos componentes internos, causados pelo calor dos componentes que ficam próximos. Examine os fios desse circuito e veja se estão encostando em algum componente que possa derretê-lo ou causar interferência, como um rastreador GPS ou algum objeto que esteja transportando, como um sistema de som. A interferência é um problema comum nos carros mais antigos, principalmente com os sistemas de chave eletrônica que usam frequências de 418 e 433.92 MHz.
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Sobre o Autor
Natasha Parks has been a professional writer since 2001 with work published online and in book format for "Thomson Reuters," the "World Patents Index" and thomson.com. Her areas of expertise are varied and include physics, biology, genetics and computing, mental health, relationships, family crises and career development. She holds a Bachelor of Science in Biophysics from King's College, London.
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