Como limpar um antigo conjunto de chá feito de estanho

••• Replacements, Mish's

Estanho antigo é feito de chumbo e lata, enquanto o moderno é composto em grande parte da lata com um pouco de antimônio e cobre. O chumbo no antigo estanho é o que lhe dá uma pátina escura. Colecionadores de estanho se dividem em duas escolas: aqueles que preferem que seus objetos tenham um acabamento brilhante, e aqueles que gostam que as peças apresentem um acabamento rústico que o estanho desenvolve ao longo do tempo. Limpe um velho conjunto de chá de estanho usando um destes métodos, mas tome cuidado para não danificar itens valiosos.

Passo 1

Faça uma pasta com uma xícara de vinagre, uma colher de chá de sal e meia xícara de farinha. Esfregue-a no estanho e deixe secar. Enxague com água limpa e enxugue com um pano macio e dê o polimento. Use uma escova macia para limpar delicadamente a filigrana.

Passo 2

Faça o polimento no conjunto limpo, esfregando em uma direção até que não haja manchas escuras aparecendo no pano. Use luvas de algodão para evitar manchar o estanho antes de ser completamente lustrado. Aplique uma cera neutra de polimento para proteger o estanho da oxidação após ser polido.

Passo 3

Esfregue o estanho com folhas de repolho fresco. Os compostos naturais de limpeza presentes nessas folhas removerão as manchas sem o uso de produtos químicos.

Passo 4

Retire arranhões finos com um produto comercial projetado para o estanho. Esfregue-o suavemente sobre o arranhão em um movimento circular. Não exagere ou você vai remover mais estanho do que o necessário.

Passo 5

Lixe levemente o estanho com uma lixa de grau fino. Peças muito escuras vão exigir vários tratamentos.

Mais recentes

×