Como limpar uma bandeja plástica para pintura

••• Martin Poole/Photodisc/Getty Images

Bandejas de madeira para pintura foram utilizadas por artistas durante séculos. Porém, as dificuldades na limpeza da superfície de madeira geralmente levavam os pintores a abandonarem a ideia de limpá-la. Os produtores de bandejas plásticas tornaram a dificuldade da limpeza de paletas uma coisa do passado. A maioria delas são feitas de uma resina macia e resistente que não necessita ser esfregada ou raspada para remover a tinta seca ou molhada.

Passo 1

Remova todo excesso de tinta da bandeja. Grandes quantidades de sobras não devem ser escoadas na pia, tanque ou vaso sanitário. Uma maneira mais segura de descarte é dissolver a tinta em um balde de 18 litros de água. Você pode misturar as tintas acrílicas e de látex no mesmo balde. Adicione um endurecedor para tintas quando estiver quase cheio, então a tinta pode ser removida, enrolada em um jornal e jogada no lixo.

Passo 2

Coloque a bandeja plástica para pintura na pia. Abra a torneira e lave-a com água morna, deixe a água correr sobre ela até que ele fique clara.

Passo 3

Adicione alguns esguichos de detergente na água se ainda restar tinta na bandeja depois de enxaguá-la. Use uma esponja para esfregar qualquer tinta que tenha teimado em ficar.

Passo 4

Permita que a bandeja fique de molho em uma pia com água morna e sabão durante a noite. Quando você acordar pela manhã, simplesmente a enxágue e deixe secar em um escorredor de pratos.

Passo 5

Outra opção para a limpeza é deixar a tinta secar completamente na bandeja. No entanto, os efeitos não são imediatos e você terá que esperar antes de usá-la novamente. Se você deixar secar até endurecer, as tintas acrílicas e de látex podem simplesmente ser puxadas da superfície, tornando-a pronta para ser utilizada mais uma vez.

Mais recentes

×