Como limpar uma Bíblia

••• Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images

A passagem de uma Bíblia familiar para sucessivas gerações tem permanecido uma tradição comum por centenas de anos. As Bíblias geralmente apresentam registros de casamentos, nascimentos e falecimentos entre os membros da família, constituindo-se em um artefato importante na história familiar. Através do tempo, entretanto, a Bíblia pode começar a deteriorar-se devido ao desgaste. O cuidado e limpeza periódicos podem melhorar a aparência dela e preservá-la para gerações futuras.

Passo 1

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Prepare os materiais de limpeza. Misture o sabão com a água morna. Escolha um pano de algodão que não deixará resíduos quando molhado.

Passo 2

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Limpe a capa. Mergulhe o pano na mistura de água morna e sabão. Torça-o bem para retirar o excesso de água. O pano deve estar úmido. Esfregue a Bíblia gentilmente, incluindo a capa e o dorso. Não deixe o pano tocar nas beiradas das páginas; elas são frágeis e a água pode causar manchas e deteriorá-las.

Passo 3

Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images

Limpe as partes externas das páginas. Feche a Bíblia. Use o segundo pano (seco) e esfregue-o ao longo das beiradas das páginas para remover qualquer poeira acumulada e sujeira. Essa sujeira pode fazer com que as folhas se colem com o decorrer o tempo.

Mais recentes

×