Reciclando papéis de jornal sem um liquidificador

••• BananaStock/BananaStock/Getty Images

Aprenda sobre o processo de fabricação do papel reciclando-o de jornais sem um liquidificador. De acordo com o Museu do Papel Robert C. WIlliams, o papel foi inventado na China entre 140 e 86 A.C e era feito de uma polpa encharcada de fibras de plantas como o bambu e o cânhamo. Uma forma de fazer papel caseiro é reutilizando jornais velhos. Assim como os antigos chineses, forme uma polpa de fibras e faça um papel usável para cartões, decoração e outros projetos artísticos.

Passo 1

Rasgue em pequenos pedaços aproximadamente 15 folhas de jornal para que você tenha cerca de 1 1/2 canecas de papel rasgado. Coloque os pedaços de papel na jarra grande e despeje as 3 canecas de água quente. Tampe a jarra. Deixe repousar por 3 horas.

Passo 2

Agite a jarra a cada 30 ou 45 minutos para triturar os pedaços de jornal. Misture com a colher de plástico para quebrar ainda mais as fibras do papel. Adicione mais água quente conforme o papel for absorvendo a água.

Passo 3

Despeje o papel e a água em uma tigela grande assim que ficar cremoso e pastoso. Misture 3 colheres de sopa de amido de milho e 1/2 caneca de água fria em uma tigela pequena. Despeje a mistura na tigela grande e misture bem com a colher.

Passo 4

Agarre um punhado da mistura e aperte para tirar a água. Coloque sobre uma folha de papel manteiga de 25cm por 30cm. Continue pegando mais punhados da mistura, apertando para tirar a água e colocando-a no papel manteiga até que a mistura termine.

Passo 5

Coloque outra folha de papel manteiga sobre a mistura. Pressione com as mãos para que fique nivelado. Deixe secar no sol e depois deixe endurecer durante a noite. Use para os seus projetos de arte e artesanato.

Mais recentes

×