Como limpar um carburador

•••

Se você possui um carro carburado, sabe da importância de ter o carburador sempre em bom estado, sendo que ele é vital para o veículo e fornece a mistura ar-combustível que faz o coração da máquina pulsar corretamente. A manutenção e a limpeza do carburador devem ser feitas de modo periódico para um funcionamento perfeito. O processo de limpeza interior e exterior é bastante simples e você não gastará mais do que meia hora.

Começando

Passo 1

Com o motor desligado, remova o suporte do filtro de ar, de modo que o carburador fique acessível. Pegue a estopa, o lubrificante WD-40 e o óleo desengripante. Encontre o controle de aceleração junto do carburador, ele permite controlar a aceleração do motor manualmente enquanto você faz a limpeza.

Passo 2

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Coloque estopa ao redor da base do carburador, pois os produtos podem danificar superfícies pintadas. A estopa vai absorver vazamentos.

Passo 3

Coloque os óculos de segurança e pulverize o exterior do carburador com óleo WD-40 ou óleo desengripante e tenha certeza de pulverizar as conexões e as partes móveis anexas, como o controle de aceleração. Permita que o fluído se acomode por alguns minutos e então limpe a área. Caso haja manchas ou óleo velho acumulado, use a escovinha de aço antes que o desengripante seque.

Passo 4

Antes de dar partida no carro, pulverize uma pequena quantidade de desengripante diretamente no carburador e remova a estopa ou qualquer outra ferramenta da área e, então, dê partida. Com cuidado, pulverize mais desengripante diretamente no carburador e nos tambores. Não pulverize WD-40 no carburador. Use o controle de aceleração agora, sendo que você quer fazer o motor trabalhar em rotações mais altas enquanto pulveriza o fluído. Isso ajudará a fazer com que o desengripante entre nas partes internas e não deixe o carro morrer. Dê pequenas borrifadas, acelere o motor, deixe-o em rotação normal e borrife novamente. Repita o processo algumas vezes.

Passo 5

Deixe o carro funcionando em ponto morto por alguns minutos e o desligue. Recoloque o filtro de ar. Dirija o carro de dez a quinze minutos, para permitir que o desengripante envolva todo o sistema. Mesmo se você não perceber uma melhoria na performance, durma tranquilo, pois está fazendo o melhor para estender a vida útil do carburador. Em alguns casos, se o carburador possuir acúmulos de carbono, você perceberá mais força, ao mesmo tempo em que economiza combustível.

Mais recentes

×