Como saber se o conversor de torque da sua transmissão está com defeito?

O conversor de torque transmite a potência do motor para as rodas

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

A potência gerada pelo motor de um carro ou caminhão é transferida pelas rodas através de uma embreagem ou de um conversor de torque. A transmissão automática usa o conversor de torque, enquanto a manual usa a embreagem. Quando o conversor de torque de uma transmissão automática apresenta defeitos, pode reduzir sua capacidade de conduzir com segurança. Você pode achar que toda a transmissão precisa ser consertada, mas o problema pode se limitar a essa peça.

Step 1

Sente no banco do motorista. Ligue o motor, usando a chave, e deixe-o esquentar por pelo menos dois minutos. Pise no acelerador para girar o motor duas vezes. Deixe-o voltar à marcha lenta, e então pise no freio e simultaneamente engate a marcha para frente (drive).

Ouça e sinta o engate da transmissão. Caso o conversor de torque esteja com defeito, você ouvirá um estalo durante o engate, devido à quebra de sua engrenagem. A transmissão também pode demorar a engatar a marcha, devido a problemas de fluxo de fluido causados pelo conversor de torque.

Step 2

Passe por todas as marchas, incluindo a ré, sem mover o veículo. Se houver algum motivo para nem mesmo fazer o teste de condução, conserte o problema antes de dirigir.

Step 3

Coloque a transmissão na posição de estacionamento (park) após testar todos os engates para frente e para trás. Conduza o veículo para ouvir e sentir os outros sinais que lhe permitem dizer que o conversor de torque está com defeito.

Com o carro parado, coloque a transmissão na marcha para frente (drive) e tente acelerar rapidamente. Vá longe e rápido o suficiente para que a transmissão passe por todas as marchas, exceto a sobremarcha. Durante a aceleração, tente sentir e ouvir respostas lentas, giros altos do motor sem aumento de potência, e o som de cliques, que indicam quebra da engrenagem do conversor de torque. Um conversor defeituoso não fornece a potência correta em velocidades baixas e emite cliques durante as trocas.

eHow Brasil
×