Como limpar um colchão molhado

Colchões podem ficar molhados por diversas razões. Crianças e cães podem sofrer acidentes, ou você pode entornar algum líquido que estava bebendo sobre a cama. Não importa a causa, um colchão molhado é um problema que precisa ser sanado imediatamente. Se a mancha penetrar no colchão pode ser muito difícil removê-la, criando um terreno fértil para o desenvolvimento de fungos. Agindo rapidamente e seguindo algumas instruções simples, há uma boa chance de salvar o colchão.

Passo 1

Use uma toalha para absorver o máximo de líquido possível. Pressione-a firmemente sobre as áreas molhadas, sem esfregar. Repita o processo até que a área esteja razoavelmente seca. Se o colchão estiver molhado apenas com água, você pode pular direto para a secagem. Se esse não for o caso, outros passos de limpeza são necessários.

Passo 2

Crie uma solução de limpeza misturando um quarto de xícara de sabão em pó com água. Coloque a água lentamente no sabão em pó e não use mais do que uma xícara de água. Use um batedor manual ou um liquidificador para misturar até formar uma espuma.

Passo 3

Use uma esponja seca para esfregar um pouco da espuma sobre a mancha. Esfregue gentilmente, até que a mancha suma. Enxágue a esponja, torça-a completamente e use-a para remover quaisquer resíduos do colchão. Mantenha a área o mais seca possível para que o colchão não absorva mais líquidos.

Passo 4

Seque o colchão completamente. Se possível, e se o tempo estiver ensolarado e seco, leve o colchão para um ambiente externo e deixe-o secar ao sol. Se não for possível, ligue um ventilador forte sobre o colchão. Um secador de cabelos também pode ser usado para começar ou finalizar o processo de secagem. Colocar lençóis em um colchão úmido armazenará a umidade, propiciando o desenvolvimento de fungos.

Passo 5

Coloque um pouco de bicarbonato de sódio no colchão seco para absorver qualquer resíduo de odor. Deixe-o agir por pelo menos 30 minutos ou durante a noite, se possível, e aspire.

Mais recentes

×