Como limpar cúpulas de abajur de linho

Cúpulas de linho são elegantes, mas podem acumular poeira

lampshade image by Ekaterina Sidorenko from Fotolia.com

Cúpulas de linho acrescentam um toque de elegância a qualquer quarto, mas elas podem acumular poeira, como qualquer cúpula de tecido. A maior parte das cúpulas de tecido podem ser imersas em água, mas as de linho devem ser mantidas secas, se possível. Existem diversos métodos sem líquido para experimentar na cúpula de linho, a menos que ela esteja tão suja que lavar seja o último recurso.

Step 1

Remova a cúpula da sua base. Passe aspirador por dentro e por fora da cúpula com um bocal de escova. Siga o sentido do tecido. Se este for o único método de limpeza de que a cúpula precisa, coloque-a de volta no abajur ou lustre.

Step 2

Se você não puder tirar a cúpula da base, um pincel que nunca tenha sido usado para pintura é capaz de tirar a poeira das fibras do tecido. Leve o pincel para fora uma ou duas vezes durante a limpeza para remover a poeira acumulada.

Step 3

Limpe manchas de uma cúpula usando sabão suave e água para criar bolhas de espuma numa pia. Pegue um pouco da espuma com uma escova suave e aplique-a à mancha. Esfregue a mancha suavemente com movimentos circulares. Limpe as bolhas com um pano úmido e deixe secar completamente. Remova qualquer resíduo de sabão seco usando o aspirador de pó com o bocal de escova.

Step 4

Encha a banheira com água morna com apenas alguns centímetros de profundidade e acrescente um pouco de sabão suave. Passe aspirador na cúpula para remover a poeira solta e retire quaisquer enfeites. Coloque-a de lado na água. Gire devagar, passando a esponja pelo tecido enquanto isso. Esvazie a banheira e enxágue a cúpula completamente. Pressione uma toalha limpa sobre o tecido para absorver o excesso de água. Amarre um pedaço de barbante à armação da cúpula e pendure-a no suporte da cortina do chuveiro ou num varal para secar.

eHow Brasil
×