Como limpar ferrugem com um carregador de bateria
bolt in the rust image by Dmitri MIkitenko from Fotolia.com
Ferrugem pode ser removida do metal por um processo chamado eletrólise. Isso é feito usando um carregador de bateria que provê corrente elétrica. Esse método funciona melhor se feito lentamente para que a corrosão seja minimizada. Funciona melhor em ferro e aço, mesmo que outros possam ser limpos. Materiais orgânicos como madeira e couro são negativamente afetados por esse processo, por isso assegure-se de não imergir nenhum manete ou remova-os completamente antes de fazer a eletrólise. Uma vez montado, o recipiente e o banho de eletrólise podem ser reutilizados inúmeras vezes.
Step 1
Adicione água ao recipiente plástico, 4 litros por vez, e use um marcador permanente para marcar as linhas. Isso torna mais fácil reencher o recipiente depois para o uso.
Step 2
Misture uma colher de sopa de soda ou lixívia na água para cada 4 litros, criando a solução eletrolítica. Isso pode corroer a pele, use luvas de borracha e óculos de proteção para evitar ferimentos.
Step 3
Coloque a peça longa e plana de metal que deseja usar como anodo na solução. Uma das pontas deve estar fora da água. Use um grampo para prendê-la na lateral do recipiente. Se estiver usando mais de uma peça metálica elas devem ser conectadas por fio 10 a 14. O fio é então conectado ao carregador como indicado no passo 7.
Step 4
Enrole um pedaço de fio ao redor de cada objeto que deseja limpar. Deixe fio o bastante para sair da água e se conectar ao carregador.
Step 5
Submerja o objeto enferrujado na água, assegurando-se de que não toque o ânodo.
Step 6
Conecte os fios soltos do metal ao fio preto do carregador de bateria.
Step 7
Conecte o cabo vermelho ao ânodo.
Step 8
Plugue o carregador em uma tomada aterrada e ligue. Bolhas começarão a aparecer nos objetos metálicos e no anodo, indicando que o processo começou.
Step 9
Deixe o objeto metálico na solução pelo tempo necessário para que a ferrugem fique preta. Você pode precisar remover o objeto e limpá-lo com água e escova para ver como está o progresso do processo. Se ainda houver ferrugem, você pode recolocar o objeto na solução e prosseguir a eletrólise.
Mais Artigos
Referências
- Stovebolt.com: remoção de ferrugem por eletrólise de Ted Kinsey e Randy Baumann [em inglês]
- Rickswoodshopcreations.com: limpando ferramentas enferrujadas; a eletrólise tornou fácil [em inglês]
- Fergusonenthusiasts.com: removendo ferrugem com o carregador de bateria (método de eletrólise) de Paul Nelson [em inglês]
Dica
- O efeito é limitado à área diretamente ao longo da linha do anodo, de forma que você pode usar mais de um ânodo para obter mais superfície.
- Se um dos objetos metálicos tocar o ânodo, o medidor indicará um fluxo de corrente maior. Se isso acontecer, desligue e solte o carregador, reposicione os metais e tente novamente.
- Esse processo removerá tinta e graxa além da ferrugem.
Advertência
- O metal usado como anodo deteriorará, por isso use algo que não pretende usar depois.
- Não deixe o objeto a ser limpo ter contato com o ânodo.
- Plugue o carregador em uma tomada aterrada ou com disjuntor.
- Assegure-se de que o carregador esteja desligado até que esteja pronto para ligá-lo.
Sobre o Autor
Heather Lindsay is a stained glass artist who holds a master's degree in library science, a bachelor's degree in anthropology with a minor in art, and has enjoyed working in special libraries with photograph collections.
Créditos Fotográficos
bolt in the rust image by Dmitri MIkitenko from Fotolia.com