Como limpar ferrugem com um carregador de bateria

bolt in the rust image by Dmitri MIkitenko from Fotolia.com

Ferrugem pode ser removida do metal por um processo chamado eletrólise. Isso é feito usando um carregador de bateria que provê corrente elétrica. Esse método funciona melhor se feito lentamente para que a corrosão seja minimizada. Funciona melhor em ferro e aço, mesmo que outros possam ser limpos. Materiais orgânicos como madeira e couro são negativamente afetados por esse processo, por isso assegure-se de não imergir nenhum manete ou remova-os completamente antes de fazer a eletrólise. Uma vez montado, o recipiente e o banho de eletrólise podem ser reutilizados inúmeras vezes.

Step 1

Adicione água ao recipiente plástico, 4 litros por vez, e use um marcador permanente para marcar as linhas. Isso torna mais fácil reencher o recipiente depois para o uso.

Step 2

Misture uma colher de sopa de soda ou lixívia na água para cada 4 litros, criando a solução eletrolítica. Isso pode corroer a pele, use luvas de borracha e óculos de proteção para evitar ferimentos.

Step 3

Coloque a peça longa e plana de metal que deseja usar como anodo na solução. Uma das pontas deve estar fora da água. Use um grampo para prendê-la na lateral do recipiente. Se estiver usando mais de uma peça metálica elas devem ser conectadas por fio 10 a 14. O fio é então conectado ao carregador como indicado no passo 7.

Step 4

Enrole um pedaço de fio ao redor de cada objeto que deseja limpar. Deixe fio o bastante para sair da água e se conectar ao carregador.

Step 5

Submerja o objeto enferrujado na água, assegurando-se de que não toque o ânodo.

Step 6

Conecte os fios soltos do metal ao fio preto do carregador de bateria.

Step 7

Conecte o cabo vermelho ao ânodo.

Step 8

Plugue o carregador em uma tomada aterrada e ligue. Bolhas começarão a aparecer nos objetos metálicos e no anodo, indicando que o processo começou.

Step 9

Deixe o objeto metálico na solução pelo tempo necessário para que a ferrugem fique preta. Você pode precisar remover o objeto e limpá-lo com água e escova para ver como está o progresso do processo. Se ainda houver ferrugem, você pode recolocar o objeto na solução e prosseguir a eletrólise.

×