Como calcular a densidade por deslocamento de água

••• cylinder image by Hubert from Fotolia.com

A densidade é definida pela massa dividida pelo volume de uma substância. Por exemplo, a água tem uma densidade de 1 g/cm³ a 4 °C. Isso significa que 1 g de água ocupa um volume de 1 cm³, 2 g de água ocupam um volume de 2 cm³, e assim por diante.

Encontrar a massa de uma substância é facilmente obtido por meio de uma balança; encontrar o seu volume requer medir suas dimensões físicas. O método de deslocamento de água é uma técnica eficaz para encontrar o volume de uma densidade de um sólido irregular e insolúvel e sua densidade.

Passo 1

Encontre a massa da substância por meio de uma balança. Registre-a.

Passo 2

Preencha a proveta com água. Verifique o nível medido e registre o volume da água.

Passo 3

Submerja o sólido na proveta com água. Toque suavemente na proveta para permitir que as bolhas de ar escapem. Registre o volume da água e do objeto submerso.

Passo 4

Subtraia o volume da água do volume da água com o objeto submerso. Por exemplo, se o volume da água inicialmente foi de 6 mL e após o objeto ter sido submerso foi de 8 mL, então, o volume do objeto é de 2 mL.

Passo 5

Divida a massa do objeto pelo seu volume para determinar a densidade. Por exemplo, se a massa do objeto for de 4 g e o seu volume de 2 mL, então, a densidade é 2 g/mL.

Mais recentes

×