Como limpar manchas de óleo diesel

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

O óleo diesel, por vezes, se derrama, não importa o quanto tomamos precauções para que isso não aconteça. Isso é lamentável, uma vez que ele pode causar manchas permanentes no concreto, poluir reservatórios de águas subterrâneas e estragar roupas. O óleo é difícil de limpar e possui um cheiro muito desagradável. A melhor maneira de lidar com um vazamento de óleo diesel é evitar que isso aconteça, em primeiro lugar. No entanto, se não puder ser evitado, existem coisas que você pode fazer para limpá-lo de forma eficiente.

Passo 1

Compre um produto feito especificamente para remover óleo diesel de roupas. Existem vários destes no mercado, e você também pode obtê-los na internet, em lojas de departamento e em algumas lojas de peças de automóveis. Esses produtos removem a mancha e o cheiro de combustível, ajudando a preservar a sua roupa.

Passo 2

Obtenha enzimas para limpar um derramamento de diesel em concreto. Há muitos produtos bons no mercado que contêm enzimas que digerem diesel. Elas literalmente o devoram no concreto, acabando com as manchas. Esses produtos são ideais para aqueles que derramaram diesel sobre calçadas ou passeios.

Passo 3

Banhe animais que foram cobertos por óleo diesel. Um longo banho de água morna e sabão, e algumas boas esfregadas irão remover qualquer combustível nos pelos ou penas. Organizações ambientais fazem isso com animais selvagens afetados por vazamentos de petróleo industrial.

Passo 4

Limpe manchas no interior de seu carro com um produto específico para essa finalidade. Você poderá encontrar vários produtos que irão remover esse tipo de mancha em sua loja de departamento local. Nesse tipo de situação, é necessário o uso desses produtos o mais rápido possível, a fim de evitar qualquer cheiro remanescente.

Passo 5

Entre em contato com os especialistas em vazamentos ambientais. Se você já derramou óleo diesel em seu jardim ou em uma fonte de água, é necessário comunicar as autoridades municipais. Tais vazamentos podem exigir a intervenção da Vigilância Sanitária. Ela possui métodos de limpeza profissional específicos para esse tipo de problema. Os produtos utilizados pela Vigilância não estão disponíveis para os civis.

Mais recentes

×