Como limpar medalhas

••• Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images

Se você tiver ganho uma medalha ou tenha recebido uma de herança, é bom saber como limpá-la. Devido à reação natural de vários metais com o oxigênio, suas medalhas perderão seu brilho e cor gradualmente. Ao limpar medalhas de metal, é importante usar a técnica de limpeza adequada para preservar a qualidade da peça e mantê-la brilhante.

Passo 1

Coloque suas luvas.

Passo 2

Retire a medalha da fita removendo a costura com pequenas pinças.

Passo 3

Despeje uma pequena quantidade de acetona em uma tigela. Mergulhe a medalha na acetona e limpe com uma bola de algodão. Retire toda a sujeira usando uma escova de cerdas macias. Para não arranhar a superfície com a escova de dentes, trabalhe lentamente, removendo apenas as impurezas que você pode ver com seus olhos.

Passo 4

Use um limpador de metais para medalhas de latão ou cobre e um limpador específico para prata para medalhas deste material. Dê polimento nos metais para remover quaisquer sujeiras usando uma pequena quantidade de produto e um pano limpo. Remova o limpador usando uma pequena quantidade de água e um pano limpo.

Passo 5

Despeje uma pequena quantidade de álcool etílico em uma tigela. Mergulhe sua medalha na tigela, retire-a e use uma bola de algodão para remover qualquer resíduo de álcool.

Passo 6

Use verniz para metais, que pode ser comprado em uma loja de ferragens. Use um pedaço de arame para suspender a medalha, de modo que as luvas não entrem em contato com a superfície do metal. Utilize o arame para mergulhar a peça no verniz. Lentamente, retire a medalha e pendure-a em um local onde ela não encoste em nada.

Passo 7

Deixe a medalha secar por pelo menos 24 horas e assegure-se de que o verniz esteja completamente seco antes de tocar. Volte a aplicar o verniz se observar tiras multicoloridas na superfície, removendo a cobertura com acetona e mergulhando o metal novamente no verniz. Não limpe novamente a medalha para reaplicar o verniz.

Mais recentes

×