Como restaurar decalques em máquinas de costura Singer

••• treadle sewing machine image by DSL from Fotolia.com

A Singer Sewing Company fabrica máquinas de costura e peças desde 1851. As mais antigas e colecionáveis, incluindo o modelo a manivela, o de pedal e a primeira máquina elétrica da marca, eram decoradas com belos decalques detalhados e ornamentados. Eles fazem as máquinas da Singer se destacarem de outras antigas. Se adquirir uma dessas em bom estado, uma restauração leve vai transformá-la em um acessório bonito para sua casa ou sala de costura.

Passo 1

cream-white fabric image by GeoM from Fotolia.com

Limpe os decalques delicadamente com um pano limpo para remover a poeira e os detritos da superfície. Não molhe o pano ou use água nesse passo.

Passo 2

container of liquid for cleaning dishes/glass.cleaning product image by L. Shat from Fotolia.com

Adicione algumas gotas de detergente suave ou natural em 1 ou 2 xícaras de água morna em uma bacia e misture-os. Verifique se o detergente não contém nenhuma loção para hidratar as mãos ou óleos.

Passo 3

cleaning and sanitation products studio isolated image by dinostock from Fotolia.com

Mergulhe um pedaço do pano na água com sabão. Torça-o para que fique úmido, sem excesso de gotas. Em seguida, limpe com cuidado a parte superior dos decalques e evite molhar embaixo das bordas.

Passo 4

series object on black - ear cotton image by Aleksandr Ugorenkov from Fotolia.com

Use um cotonete molhado para remover completamente qualquer sujeira que restar. Passe uma toalha limpa, sem fiapos e macia pra tirar o excesso de umidade e deixe a peça secar completamente antes de prosseguir.

Passo 5

paintbrushes on a white background image by Andrew Brown from Fotolia.com

Use um pincel de ponta fina ou um pincel superfino de unha para aplicar tintas acrílicas coloridas e restaurar o decalque. Comece com as cores mais claras primeiro (branco, amarelo, alaranjado, rosa-claro, azul-claro e verde-claro) e termine com as mais escuras. Você pode ter que restaurar apenas uma cor de cada vez, para permitir que o decalque seque completamente entre as aplicações de tintas.

Passo 6

Gold image by Igor Tarasov from Fotolia.com

Passe o pó de ouro ou tinta dourada -- usados para restaurar móveis antigos, que podem ser comprados em lojas de artesanato especiais -- nos decalques para restaurar o brilho da tinta dourada original. Alguns deles têm designs que são, na maior parte, dourados, enquanto em outros a cor é usada para forrar o logotipo da Singer.

Passo 7

paintbrush holder image by Dušan Zidar from Fotolia.com

Aplique o protetor de brilho em spray ou em lata para passar com pincel. Tome cuidado para não passar em outras partes da máquina.

Mais recentes

×