Como remover manchas de ferrugem de uma calçada de concreto

••• hoses on concrete image by pearlguy from Fotolia.com

Manchas de ferrugem são sempre feias, independentemente do local onde apareçam. A ferrugem é causada por água acumulada no metal. A água corrói o metal, formando a ferrugem. Quando objetos metálicos, tais como ferramentas deixadas em uma calçada de concreto, se molham, a ferrugem escorre no concreto. O tira-manchas de ácido oxálico elimina a ferrugem sem danificar o concreto, sendo assim uma ferramenta eficaz na erradicação das manchas de ferrugem.

Passo 1

Coloque lonas ou coberturas de plástico em áreas próximas à calçada para que a água não escorra. O tira-manchas de ácido oxálico é nocivo para as vegetações.

Passo 2

Misture 500 g de ácido oxálico a 500 g de água em um balde. Mergulhe um esfregão ou esponja grande no balde e passe a solução nas manchas de ferrugem da calçada de concreto. Deixe o ácido agir sobre as manchas por um período de duas a três horas ou pelo tempo descrito nas instruções da embalagem do ácido oxálico. Esse é o tempo necessário para que o ácido oxálico solte a ferrugem do concreto.

Passo 3

Escove as áreas de ferrugem com uma escova de cerdas duras ou vassoura. Lave a ferrugem com ácido oxálico, se protegendo contra respingos, com uma mangueira de jardim. Se as manchas de ferrugem permanecerem, aplique o ácido oxálico uma segunda vez.

Passo 4

Molhe a calçada de concreto com uma mangueira do jardim e jogue de duas a três gotas de detergente. Esfregue a calçada com uma vassoura e, em seguida, lave o sabão restante com a mangueira.

Mais recentes

×