Como limpar motosserras

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

A motosserra é uma ferramenta que sempre fica bastante suja após o uso, já que as partículas de madeira e sujeira tendem a ficar presas. Uma vez que a motosserra é usada principalmente para cortes severos em madeira, e não artesanatos, onde os serrotes são mais comuns, os usuários raramente se preocupam com a limpeza desse equipamento. Contudo, de acordo com o Serviço Florestal dos EUA, as bactérias, fungos, vírus e outros micro-organismos em árvores contaminadas podem ser passados para as árvores saudáveis através de ferramentas sujas. Limpar uma motosserra é uma tarefa rápida que ajuda a minimizar os riscos de contaminação, além de manter a sua ferramenta em boas condições.

Passo 1

Remova a corrente e a barra guia da motosserra. Verifique o manual para determinar o modo mais seguro de remover as partes, principalmente se for a primeira vez que está fazendo isso. Não é necessário separar os dentes da corrente.

Passo 2

Use uma escova para remover as partículas de poeira e de madeira da corrente e da barra de guia.

Passo 3

Encha 3/4 de uma bacia de plástico com 70% de álcool, ou água sanitária e água. A proporção de álcool deve ser de 1 a 9, ou uma parte de álcool para cada nove partes de água. A bacia deve ser grande o suficiente para submergir a corrente e a barra de guia por completo na mistura.

Passo 4

Deixe os acessórios na mistura por dois minutos. Lave-os bem com sabão e água limpa ou etanol. A água sanitária é extremamente corrosiva no metal, e pode arruinar a sua corrente se não for lavada corretamente.

Passo 5

Deixe a barra de guia e corrente secarem em uma superfície limpa antes de serem montadas novamente na sua motosserra.

Mais recentes

×