Como limpar lâminas de microscopia

••• luchschen/iStock/Getty Images

É importante limpar completamente as lâminas de microscopia após cada utilização, caso contrário, corre-se o risco de contaminá-las. Os conteúdos da amostra usados na lâmina podem se misturar com outras partículas e arruinarem sua experiência. Felizmente, o procedimento adequado de limpeza requer apenas um pouco de esforço.

Limpando lâminas novas

Passo 1

Escolha um produto de limpeza de sua preferência e pingue uma pequena gota dele em cada lâmina. As opções de produtos incluem detergente ou uma solução específica para uso em lâminas, como álcool etílico.

Passo 2

Utilize um pano que não arranhe, como uma toalha de microfibra, para aplicar o detergente uniformemente em ambos os lados da lâmina.

Passo 3

Enxágue as lâminas completamente em água morna. Faça isso até remover o produto de limpeza do material, incluindo bolhas de sabão.

Passo 4

Seque as lâminas com uma toalha de papel ou pano de microfibra. Utilize toalhas limpas para secar separadamente cada lâmina, trocando-as conforme necessário.

Passo 5

Guarde as lâminas; cada caixa costuma ter 25 delas. Certifique-se de que cada uma se encontre perfeitamente no lugar. Se tentar sobrecarregar a caixa com mais lâminas, elas podem quebrar devido ao atrito.

Lavando lâminas antigas

Passo 1

Coloque todas as lâminas de microscopia sujas em uma bacia cheia de água quente e detergente. Coloque-as com cuidado, de modo que não se toquem.

Passo 2

Deixe as lâminas de molho na bacia durante um dia inteiro. Esse tempo deve ser suficiente para permitir que sangue, óleo ou outros materiais se soltem.

Passo 3

Use gaze para esfregar cada lâmina individualmente, em ambos os lados, até limpá-las completamente. Certifique-se de deixar as lâminas na água por no máximo alguns dias. Se deixá-las por semanas ou mais, corre-se o risco de a água evaporar. Isso deixará resíduos de detergente de difícil remoção nas lâminas.

Passo 4

Enrole as lâminas limpas em folhas de papel até que estejam prontas para o uso novamente. Esse procedimento lhe permite armazená-las mais juntas, caso não tenha uma caixa própria para elas. Certifique-se de armazenar as lâminas em algum lugar seco. Se não fizer isso, elas ficarão juntas devido à umidade. Dessa forma, será preciso limpá-las antes de reusá-las, pois elas poderão estar contaminadas pelo ar úmido.

Mais recentes

×