Como limpar a prata através de eletrólise

••• Michael Blann/Photodisc/Getty Images

Você sempre pode limpar as suas peças de prata à moda antiga usando um polidor de prata e algum esforço. No entanto, a ciência fornece uma solução menos trabalhosa para limpar sua prataria encardida. O método é um processo eletrolítico, que separa os íons de cloreto e sulfeto causadores das manchas nas pratas. Não será necessário um laboratório para realizar essa experiência, pois ela é segura e fácil de fazer em casa usando produtos domésticos comuns.

Passo 1

Rasgue uma folha grande de papel alumínio e coloque-a no fundo de uma assadeira de vidro. Também é possível usar um recipiente plástico, mas não use de metal.

Passo 2

Coloque as pratarias em cima da folha de alumínio. Caso tenha muitos itens de modo que não caiba na assadeira, apenas prepare uma parte deles e realize várias limpezas.

Passo 3

Misture 2 L de água quente e duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio em uma jarra grande. Despeje a mistura sobre as pratarias até cobri-las completamente. Deixe as peças de molho por cerca de dez minutos, para haver uma troca iônica entre a folha de alumínio e a prata.

Passo 4

Retire a prataria e lustre cada item seco individualmente com um pano macio. Caso esteja limpando talheres de prata, coloque as peças em um estojo adequado logo que possível. Use um pedaço de papel alumínio limpo e uma mistura nova de bicarbonato para limpar quaisquer peças subsequentes.

Mais recentes

×