×
Loading ...

As línguas mais importantes para os negócios

A principal língua franca do mundo dos negócios é o inglês. A língua franca é uma língua de comunicação. Isso significa que, embora não seja a principal de ambas as partes, ela é usada para por em contato os falantes de várias outras línguas. O idioma francês foi a primeira língua franca do mundo, mas foi substituído pelo inglês. Outras línguas são também importantes para os negócios.

O inglês é a língua mais comum usada no mundo dos negócios por pessoas que não falam o mesmo idioma (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Inglês

O inglês é o idioma mais importante do mundo atualmente. Mas isso não significa que ele seja melhor do que as outras línguas, e sim que é o idioma mais usado em viagens e negócios. Pode haver mais falantes de língua chinesa no mundo, mas no mundo dos negócios, a língua mais falada é o inglês. Em muitos países, o inglês é ensinado como a principal língua secundária nas escolas. A maioria dos alemães, indianos e muitos chineses, japoneses e coreanos aprendem inglês ainda crianças. Aprender o idioma inglês é a mais útil ferramenta linguística no mundo dos negócios, já que se trata do único meio de comunicação entre pessoas que não dividem a mesma língua materna. Por exemplo, é mais provável que um empresário turco fale em inglês com um empresário alemão no Brasil do que em turco, alemão ou português.

Loading...

Mandarim

A China é um dos países que crescem com maior rapidez economicamente. A maioria dos negócios internacionais naquele país é conduzida no idioma inglês ou por meio de um tradutor. Os empresários de outros países que falam mandarim são raros e por isso são altamente valorizados. Para as empresas que negociam diretamente com a China, seja um fornecedor ou um cliente, um funcionário que seja fluente em mandarim será muito valorizado. O mandarim impõe dificuldades aos falantes de línguas indo-europeias e exige muitos anos de estudo para ser dominado. Por esse motivo, a ascensão do mandarim como língua internacional de negócios acontecerá de maneira lenta, se é que acontecerá.

Espanhol

O espanhol é uma língua muito importante para os negócios porque o número de países em que ele é falado no dia a dia, nos negócios, pelo governo e por todas as classes de pessoas, supera o de qualquer outra língua. O espanhol é também o segundo idioma mais falado nos Estados Unidos. Com exceção do Brasil, todos os países da América Central e da América do Sul falam espanhol. Uma grande quantidade de negócios internacionais, da agricultura ao setor elétrico, matérias-primas e indústria automotiva, é conduzida nesses países, tornando o espanhol um idioma necessário para os negócios.

Esferas de interesse

Embora o inglês seja a língua mais usada em transações de negócios entre dois países que não dividem uma língua comum, é muito importante aprender o idioma do local onde você mora ou trabalha. Se você trabalha para uma empresa francesa, por exemplo, é importante dominar tanto o francês como o inglês. Se você planeja entrar no mercado agrícola da América Central, aprender espanhol é uma ótima ideia. Se planeja trabalhar com as empresas de petróleo no Oriente Médio, aprenda o árabe. Depois do inglês, as demais línguas que você precisa aprender devem estar relacionadas ao seu campo de trabalho ou à localização da empresa. Como os centros do mundo dos negócios mudam, várias línguas ganham e perdem importância. O começo do século 21 indica a ascensão econômica dos BRIC — Brasil, Rússia, Índia e China —, aumentando a demanda por falantes de português, russo, hindi e mandarim.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...