Quais os perigos da louça de melamina?
Image by Flickr.com, courtesy of Gordana Adamovic-Mladenovic
Você acabou de comprar ou de ganhar um conjunto lindo de louça de melamina. As instruções que acompanham o produto dizem que os pratos não quebram ou mancham facilmente e que esse tipo de louça é segura para uso em lavadora de louças. Além disso, o preço é bem interessante. Porém, você ficou preocupado porque já ouviu falar que existem alguns problemas com a louça de melamina que as instruções não mencionam.
O que é melamina?
Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images
A melamina é um composto "orgânico" industrial. Ela é uma triazina heterocíclica rica em nitrogênio que é produzida a partir de um destes três materiais básicos: ureia, diciandiamida ou cianeto de hidrogênio. Devido à melamina ser rica em nitrogênio, ela pode ser usada para aumentar o nível aparente de proteína em certos alimentos, especialmente em laticínios e produtos à base de trigo.
Quando a melamina é combinada, usando-se calor e pressão, com formaldeído e ureia, um polímero conhecido como resina melamina é formado. Quando toda a água que essa resina contém é liberada sob pressão, ela se torna um plástico termoendurecível que pode ser moldado e prensado em formas variadas, incluindo louças.
Melamina e resinas termoplásticas
Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images
A resina melamina é um material versátil que apresenta uma estrutura muito estável que pode ser moldada na forma de placas para piso, quadros brancos que dispensam o uso de giz, tecidos retardadores de fogo e louças. A resina é também chamada de termoplástica porque o "plástico" ou o formato do material é fixo e imutável após ter sido moldado, a menos que seja exposto ao calor excessivo.
Problemas na produção de produtos feitos de melamina
Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images
Várias substâncias químicas tóxicas são usadas na produção dessa resina, como o formaldeído e a ureia. Sob a pressão usada na criação da resina, a melamina libera água, que deve ser removida completamente. Caso não haja essa remoção, o termoplástico resultante será instável. Essa instabilidade pode levar a melamina a se decompor em seus elementos originais, e alguns deles são tóxicos.
O que a resina melamina pode liberar?
Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images
Além de um processo de manufatura inadequado, o termoplástico de resina melamina, geralmente estável, pode liberar elementos tóxicos (incluindo o formaldeído e a ureia) quando exposto a altas temperaturas, como as do forno ou do micro-ondas.
Essa possibilidade de liberação de elementos tóxicos significa que você nunca deve colocar sua louça de melamina no forno ou usá-la para reaquecer comida no micro-ondas.
Comedouros de melamina para animais de estimação
Comstock Images/Comstock/Getty Images
A louça de melamina feita para animais de estimação foi examinada minuciosamente por veterinários e cientistas em 2007 devido à morte desses animais. Os profissionais tentaram verificar se os comedouros foram a causa da morte de centenas de animais, que apresentaram falência renal devido à contaminação da ração quando em contato com os pratos de melamina. Entretanto, descobriu-se que a melamina está também presente no glúten de trigo, geralmente adicionado a muitas rações animais. Por esse motivo, foi impossível se afirmar com certeza se somente o uso de comedouros de melamina foi a causa das mortes.
Uma possível conclusão foi a de que a combinação entre a melamina contida na ração comercial e a melamina dos comedouros deve ter contribuído para o que foi chamado de "envenenamento sinergístico" — envenenamento resultante de várias fontes de toxina no ambiente.
Envenenamento sinergístico por melamina
Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images
Como consumidor, você pode estar correndo o risco de sofrer envenenamento sinergístico por melamina se estiver consumindo pães feitos com trigo cultivado com fertilizante à base de melamina e que receberam aditivos de melamina para aumentar o nível aparente de proteína. O risco ocorre também se você bebe leite que recebeu adição de melamina em um copo feito de resina melamina. O risco existe com a combinação de diferentes fontes de melamina. Um único elemento é provavelmente seguro; a adição de elementos pode contribuir para o envenenamento sinergístico.
Reciclando a louça de melamina
George Doyle/Stockbyte/Getty Images
Deve-se tomar cuidado ao reciclar a louça feita de resina melamina. Uma vez que ela é um termoplástico, quando quebrada, é revertida em formaldeído e ureia, que são tóxicos. Isso torna esse material prejudicial ao ambiente.
Referências
Sobre o Autor
Kim Norton wrote for 25 years for an in-house securities research publication. She currently writes articles for Demand Studios that involve medical research, law and senior citizen concerns. She also writes radio advertising copy and opera librettos. A graduate of Westminster Choir College, Norton resides in Bayonne, N.J.
Créditos Fotográficos
Image by Flickr.com, courtesy of Gordana Adamovic-Mladenovic