Qual a diferença entre os refrigerantes R134 e R134A?
Ryan McVay/Photodisc/Getty Images
Produtos refrigerantes fornecem ar frio ao seu carro em dias quentes, mantêm sua casa confortável e a temperatura adequada em sua geladeira ou congelador. Cada um desses aparelhos necessita de refrigerantes específicos para funcionar da maneira correta e apenas técnicos de HVAC certificados devem realizar serviços nos mesmos. Os refrigerantes que mantém a comida e espaços frios também podem ser perigosos à saúde.
Tecnologia da refrigeração
A refrigeração funciona tirando calor de um ambiente, em vez de mandar frio para ele. Todos os sistemas de refrigeração circulam ar ao redor ou através de uma rede de tubos, que contém uma substância química super-resfriada que remove eficientemente o calor do ar circulante. O ar já frio volta ao ambiente e o ciclo continua. Geralmente, um termostato ou dispositivos similares detectam quando a unidade de resfriamento precisa ligar ou desligar.
R134a
O refrigerante conhecido na indústria como R134a começou a ser utilizado na década de 90 quando montadoras, entre outras indústrias, solicitaram maneiras mais seguras de prover resfriamento dentro de carros e caminhões. Ironicamente, o R134a enfrenta sérias investigações atualmente, por ser considerado um dos culpados na mudança climática global, sendo que em 2011, a União Europeia baniu seu uso em todos os novos carros. Mesmo assim, o R134a ainda se classifica como o produto padrão para as necessidades de refrigeração domésticas e automotivas.
R134
Algumas pessoas utilizam os termos R134 e R134a como sinônimos, como visto em buscas de sites automotivos e lojas, mas esses produtos não são idênticos. O mesmo número e tipo de átomos compõe o R134 e R134a, mas seus arranjos são diferentes. Apesar de o R134 tecnicamente ser um refrigerante, ele é menos eficiente na remoção de calor.
Riscos de segurança
O gás nas latas de R134a, mesmo sendo basicamente inerte, não é 100 por cento seguro. Como outros produtos refrigerantes, o recipiente pode explodir, se mantido perto de calor intenso ou fogo. Se o gás for liberado e inalado, ele pode causar sonolência e tontura e até danificar o sistema nervoso central, de acordo com o "Programa Internacional de Segurança Química". Como o R134a geralmente é muito gelado, o congelamento é o maior perigo do contato com a pele. Se o congelamento ocorrer, a área afetada deve ser enxaguada em água fria, não deve se retirar as roupas próximas ao local e deve-se procurar ajuda imediatamente.
Mais Artigos
Referências
Sobre o Autor
Josh Patrick has several years of teaching and training experience, both in the academy and the private sector. He presented original work at the 20th Century Literature Conference in Louisville, Kentucky. Patrick worked for three years on the editorial board for "Inscape," his alma mater's literary magazine. He holds a Master of Library and Information Science.
Créditos Fotográficos
Ryan McVay/Photodisc/Getty Images