Lista de legumes e frutas da família Solanaceae
Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images
As frutas e os legumes da família Solanaceae pertencem à família das plantas do gênero Solanum. Esse grupo de plantas contém mais de 2.500 espécies que são amplamente utilizadas como alimentos e remédios, de acordo com a Encyclopaedia Britannica. Algumas pessoas são sensíveis aos legumes solanáceos e não conseguem digeri-los completamente. Se você tem essa sensibilidade, pode sofrer com diarreia, gases, inchaço, náusea, dores nas articulações, dor de cabeça e depressão, caso consuma solanáceas.
Batatas
Jupiterimages/Creatas/Getty Images
As batatas fazem parte da família Solanaceae. Isso inclui as variedades de batatas com pele branca, vermelha, amarela e azul. Contudo, as batatas-doces e o inhame não são solanáceos, de acordo com a The Weston A. Price Foundation. Se você é sensível aos membros da família Solanaceae, evite os alimentos feitos com batatas, como salada de batata, batata frita e purê de batata. Além disso, procure ler a lista dos ingredientes em todos os alimentos processados para evitar as batatas e o amido de batata.
Tomates
Tay Jnr/Digital Vision/Getty Images
Outro membro da família Solanaceae amplamente consumido é o tomate. Embora o mundo culinário refira-se aos tomates como legumes, cientificamente, eles pertencem à categoria das frutas. Fique longe de todos os tomates crus e também dos cozidos em outros preparos, como molho de tomate e ketchup. Leia sempre as listas de ingredientes em sopas e condimentos, como molhos, molhos picantes e escabeches, pois muitas vezes contêm tomates.
Pimentas
Jupiterimages/Creatas/Getty Images
Todas as pimentas pertencem à família Solanaceae também. Isso inclui pimentões, pimenta-jalapeño, pimenta-habanero, pimenta-caiena e páprica. A páprica, uma especiaria feita a partir de pimentas moídas e secas, é utilizada em uma variedade de cozinhas. Procure ler os rótulos e comunique-se bem com os garçons e os cozinheiros quando for comer fora, a fim de evitá-la. A pimenta-do-reino não é um membro da família Solanaceae, muito embora contenha a palavra "pimenta" no nome.
Berinjela
Stockbyte/Stockbyte/Getty Images
Esse legume roxo aparece na cozinha italiana, tailandesa, indiana e em outras cozinhas étnicas. Embora você tenha que evitar consumir a berinjela, caso tenha sensibilidade às solanáceas, é possível evitar facilmente alguns pratos, como a berinjela assada. Se for pedir uma refeição que contenha legumes variados, certifique-se de comunicar que não pode comer berinjela e outras solanáceas. Se estiver em dúvida, evite o alimento por completo.
Tomatillo
bhofack2/iStock/Getty Images
O tomatillo, outro membro da família Solanaceae, costuma ser encontrado na cozinha mexicana. Essa fruta cresce bem em climas quentes e pode ser encontrada como uma erva-daninha selvagem em parte do México, de acordo com o Organic Gardening. O tomatillo tem uma casca parecida com papel e fica pendurado como uma pequena lanterna de papel nas plantas. Quando maduro, fica amarelo pálido ou roxo, com sabor ligeiramente cítrico. Na maioria das vezes, você encontrará o tomatilllo em molhos e salsas, como a salsa verde.
Goji e outras bagas
anskuw/iStock/Getty Images
O pequeno e vermelho goji pertence à família Solanaceae. Essa baga ligeiramente doce é nativa da Ásia. Ela pode ser consumida crua, seca ou em forma de suco. É uma solanácea fácil de evitar, mas leia a lista de ingredientes em sucos, batidas, chás e suplementos nutricionais para garantir que não contenham goji. Outras bagas solanáceas incluem algumas variedades de mirtilos, cerejas e groselhas, mas não todas.
Referências
Sobre o Autor
Erica Kannall is a registered dietitian and certified health/fitness specialist with the American College of Sports Medicine. She has worked in clinical nutrition, community health, fitness, health coaching, counseling and food service. She holds a Bachelor of Science in clinical dietetics and nutrition from the University of Pittsburgh.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images