Temperos usados na Alemanha
Cured and dried sausages served with mustard. image by William Berry from Fotolia.com
A comida tradicional alemã raramente é picante, mas isso não significa que ela careça de especiarias. Cozinheiros alemães usam uma série de ervas e especiarias para dar aos pratos tradicionais suas cores e sabores característicos. Aprender sobre as especiarias mais comuns utilizadas na culinária alemã pode ajudar os cozinheiros não alemães a produzir pratos mais autênticos.
Louro
Folhas de louro têm um sabor ligeiramente amargo e são frequentemente utilizadas em sopas, guisados e assados. Pratos com longa cozedura são os melhores para este condimento, pois eles ajudam a extrair o sabor. Na culinária alemã, o louro é normalmente colocado inteiro e removido antes de servir.
Cominho
As sementes de cominho são duras, marrons e longas, e vêm de uma erva da família da salsa. Elas têm um sabor picante que às vezes é comparado com anis, e são comumente encontradas em pães de centeio, bolos alemães, austríacos e chucrute.
Cardamomo
Esta especiaria é feita da vagem e sementes de uma planta da família do gengibre, e é comumente encontrada em confeitarias alemãs. O cardamomo vem em verde e preto, e é originário da Índia. Sua forma preta tem gosto defumado.
Endro
As sementes e folhas de endro são usadas frequentemente na culinária alemã. A semente é a mais comum em pães, ensopados, picles e pratos de legumes cozidos, e seu sabor combina salsão e erva-doce. A folha é mais delicada, e é usada principalmente em saladas e pratos frescos. Também pode ser usado para dar sabor à manteiga e ao queijo.
Mostarda
A cozinha alemã faz uso de mostarda, especialmente moída com vinagre em forma de condimento. A mostarda alemã é tradicionalmente leve e é misturada com alguns adoçantes, como mel ou açúcar. No entanto, de acordo com o site Worldwide Gourmet, as mostardas alemãs picantes são comuns com carnes frias e em salsichas grelhadas. Os tipos mais suaves e doces são mais comuns na Baviera, e são usados em carnes mais leves.
Zimbro
De acordo com o Guia de temperos de Nathan Kramer, bagas de zimbro são usadas no chucrute alemão fabricado no sul do país. Estas bagas vêm de uma árvore conífera que cresce principalmente na região alpina da Europa. Possuem sabor resinoso, semelhante ao pinho, e com um toque ácido, e podem também ser usadas em assados.
Pimenta
A cozinha alemã faz uso extensivo das pimentas preta e branca, sendo que ambas são produzidas a partir do mesmo grão. A pimenta branca é mais aromática e menos ardida do que a preta, mais comum. De acordo com o site German Food Guide, a pimenta pode ser adicionada a qualquer prato que também contenha sal, desde que os dois temperos complementem bem um ao outro.
Referências
Sobre o Autor
G.D. Palmer is a freelance writer and illustrator living in Milwaukee, Wis. She has been producing print and Web content for various organizations since 1998 and has been freelancing full-time since 2007. Palmer holds a Bachelor of Arts degree in writing and studio art from Beloit College in Beloit, Wis.
Créditos Fotográficos
Cured and dried sausages served with mustard. image by William Berry from Fotolia.com