Lista de madeiras exóticas
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Madeiras exóticas são encontradas em uma variedade de texturas, cores, padrões e densidades, e provêm de diversos países. As leis atuais proíbem o desmatamento e a destruição de florestas em muitos desses países, de forma que a colheita de madeiras exóticas é uma atividade de recursos renováveis onde árvores cortadas são substituídas por novas e danos ao meio ambiente são mantidos ao mínimo. Madeiras exóticas são usadas para pisos, convés de barcos, canetas de madeira, móveis em geral e laminados, painéis e tigelas, entre outras coisas.
Madeiras exóticas da Índia e Mianmar
Exemplos de madeiras exóticas que são cultivadas na Índia e Mianmar incluem:
Da Índia: Ébano de Macassar -- usado para esculturas, instrumentos musicais, mosaicos e bengalas; e Jacarandá do leste da Índia -- usado em instrumentos musicais, porque fornece uma boa acústica. De Mianmar: Palma Preta -- que é uma madeira dura usada para mosaicos e utensílios de madeira, como os pauzinhos japoneses (hashis) ou colheres; Ébano Preto e Branco -- um tipo raro de madeira de ébano, palma vermelha e Amboyna Burl -- que exala uma fragrância e é usada para laminados.
Madeiras exóticas da África
O continente Africano tem uma grande seleção de madeiras exóticas, incluindo:
Da África do Sul: Madeira Negra Africana -- uma madeira muito dura conveniente para fazer instrumentos de sopro, porque emite um bom tom; e Marfim Rosa -- uma madeira com um tom rosa, usada para mosaicos e laminados. Do Zimbábue: Mopane -- uma madeira densa que contém um óleo que impede sua fragmentação. Do Norte da África: Oliveira -- uma madeira fácil de trabalhar e é usada para maçanetas e móveis. De Camarões: Padauk -- uma madeira resistente usada para barcos e pisos; e Zebrano -- que cresce em locais de difícil acesso e tem um padrão listrado distinto como uma zebra. Do Suriname: Pau-Roxo -- uma madeira de cor roxa profunda utilizada em móveis caros; e a Wood Snake -- seus padrões têm aparência semelhante à pele de cobra e é usada em mosaicos. Da Tanzânia: Tambootie -- tem uma cor castanho escuro e é usada para instrumentos musicais e móveis.
As Américas
Os continentes da América do Norte e do Sul têm madeiras exóticas, tais como:
Do Brasil: Tulipeira -- uma madeira dura e listrada usada para armários e móveis; Pau-Amarelo -- tem uma cor amarelada e é usada para armários e mosaicos; e Jacarandá Rei -- uma madeira dura que é usada para armários, móveis e mosaicos. Do México: Ziricote, Pau-Vermelho -- vem de um arbusto, não de uma árvore, e é usada para esculturas; Bocote -- uma madeira dura utilizada para laminados e móveis; e Cocobolo -- uma madeira forte que é quase à prova d'água e usada para mosaicos e laminados. Da Argentina: Osage Orange -- uma madeira muito dura usada para móveis, instrumentos musicais e maçanetas. Dos Estados Unidos: Maple Burl -- usada para painéis e móveis; e Curly Bordo -- usada para esculturas, móveis e laminados.
Referências
Sobre o Autor
Gemma Argent writes articles and essays for Associated Content, HART, Horizon Magazine, and Canada. She writes fiction for Aria Kalsan and sci-fi and essays for Writing Edge magazine. She has bachelor's degrees from the University of Nevada, Reno, in environmental resources and archaeology and has done graduate coursework from the University of Nevada, Las Vegas, in water resources and writing.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images