Jesus foi crucificado em uma cruz de carvalho?

A cruz é o símbolo central do cristianismo

cross image by MLA Photography from Fotolia.com

É universalmente aceito entre os estudiosos que o material usado para fazer a cruz onde Jesus de Nazaré morreu foi madeira. No entanto, como a madeira utilizada para crucificações não sobreviveu aos séculos seguintes, há controvérsias sobre qual tipo foi usado.

Carvalho

Florestas de carvalho existiam na antiga Israel, de acordo com Irene e Walter Jacob no livro "Anchor Bible Dictionary". Não se sabe quais espécies de carvalho eram nativas da região, mas os registros indicam que a madeira era utilizada para a construção de embarcações, ferramentas e casas.

Oliveira

Em 1968, o arqueólogo N. Haas encontrou os restos mortais de um homem crucificado. Haas alega que, com base nos resíduos deixados sobre os pregos, a cruz era feita de madeira de oliveira. Jacob ressalta que as oliveiras eram abundantes na antiga Israel e que a madeira era utilizada para a fabricação de utensílios e ornamentos (por causa de sua textura) e para a construção.

Tipo de madeira mais provável

Os algozes romanos provavelmente usavam carvalho para fazer as cruzes. Apesar de rígidas, as oliveiras possuíam troncos muito retorcidos e não eram altas. O carvalho era mais alto e mais reto. Os algozes reutilizavam os postes e vigas várias vezes, e além disso, o carvalho produziria tábuas fortes e grossas o suficiente para serem usadas em muitas crucificações.

eHow Brasil
×