Como lixar e polir verniz automotivo

Use uma politriz para realizar um polimento adequado ao seu carro

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Lixar e polir a camada de verniz contribui para o acabamento brilhante do seu automóvel, mas é um processo demorado. Você pode precisar de mais de 40 horas de trabalho, do início ao fim do projeto. O tempo gasto, no entanto, cria uma superfície suave, que faz com que a tinta usada aparente um visual mais limpo e cria um acabamento reflexivo, que é quase um espelho. Quando feito corretamente, esse procedimento faz a diferença na aparência que distingue a pintura comum do seu carro da pintura de um carro de exibição.

Step 1

Comece com um automóvel recém-pintado absolutamente limpo. Seque a superfície do verniz com um pano úmido a fim de remover a poeira e sujeira que possa ter caído no veículo.

Step 2

Coloque a lixa 1500 em um bloco de lixamento flexível. Lixe por cima da superfície do veículo, removendo quaisquer imperfeições na pintura, tais como linhas ou superfícies irregulares. Utilizar o bloco deve evitar a distorção da superfície de uma lixa, o que pode criar uma superfície irregular na tinta. Usando a mangueira, molhe continuamente a lataria do automóvel conforme lixa.

Step 3

Vá lixando ao longo da lataria do veículo com lixas sucessivamente mais finas e finalize seu trabalho com uma lixa 2000. Crie uma superfície lisa sobre a pintura a cada passagem sucessiva de lixa. Tome cuidado em áreas elevadas ou áreas de esquina no automóvel, pois estas áreas têm as camadas mais finas de tinta. Lixar a camada de pintura vai exigir que você pinte o veículo e comece de novo. Deixe que o carro seque após o último lixamento.

Step 4

Monte a almofada de lã na politriz para passar a cera de polimento no acabamento do carro. A almofada de lã permite maior fluxo de ar quando é esfregada, o que mantém a almofada resfriada. Isso reduz as probabilidades de queima da camada superior para a tinta debaixo.

Step 5

Aplique uma cera de riscos ao automóvel, colocando-a na quantidade de uma pequena moeda em um pano limpo e espalhando-a pelo carro. Espalhe a cera de riscos uniformemente sobre as superfícies planas do automóvel e aplique uma camada ligeiramente mais espessa sobre as arestas levantadas para evitar polir através do removedor de tinta.

Step 6

Ajuste a politriz para 1400 rpm e lustre a cera de riscos com a almofada de lã. Faça movimentos horizontais em linha reta, cobrindo uma única parte da lataria do carro de cada vez. Encere todo o veículo até que ele brilhe. Sempre faça o polimento ao longo do corpo do automóvel, nunca entre as ranhuras, para evitar a fricção através da tinta por baixo.

Step 7

Use a cera polidora no carro com um pano macio sem fiapos.

Step 8

Troque para um bloco de espuma na politriz e ajuste a mesma para 1000 rpm para controlar o maior calor gerado pela espuma. Lustre a superfície do automóvel, utilizando o mesmo processo que foi usado na cobertura com a cera de polimento.

×