Qual a localização geográfica dos campos temperados?

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Você encontrará muita grama nos campos temperados ao redor do mundo, mas não verá árvores ou arbustos grandes. Os verões são quentes, os invernos são frios e há menos chuva lá do que nas savanas. Mais chuvas significam que as gramas crescem mais e em maior densidade, conforme as camadas superiores do solo absorvem a umidade. O ciclo de crescimento e decaimento da grama torna o solo um ambiente rico em nutrientes e fonte de alimento para animais e plantas.

Regiões

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Os campos temperados existem no mundo todo e são conhecidos por nomes diferentes em cada região; existem quatro regiões consideradas principais. As pradarias norte americanas ocorrem em planaltos e planícies centrais nos Estados Unidos e Canadá. Os estepes da Eurásia estão localizados na Ucrânia e no leste da Rússia, China e Mongólia. A savana Sul Africana e os Pampas na América do Sul, na Argentina e Uruguai, também são campos temperados importantes. Apesar de possuírem nomes diferentes, eles compartilham a mesma ecologia básica que os qualifica como tal.

Características

Feng Li/Getty Images News/Getty Images

Existem dois tipos diferentes de campos: com grama alta e curta. Em regiões com maior índice pluviométrico anual, as gramíneas crescem mais do que em regiões mais secas. O clima nas pampas Sul-americanas é úmido, e a vegetação desse hemisfério normalmente é mais alta e ondulada; já o clima das estepes é muito mais frio e frequentemente seco.

Vida selvagem

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Os campos temperados não dão suporte a uma grande fauna e flora, pois não possuem árvores ou plantas grandes que garantam abrigo dos predadores. Nos campos ao redor do mundo, os animais dominantes são os herbívoros, ou ungulados. Eles possuem cascos e pernas compridas, garantindo tração e velocidade para correr de predadores nas planícies.

Ameaças

Photos.com/Photos.com/Getty Images

Os campos temperados enfrentam duas ameaças principais: o crescimento urbano e da agricultura, e o aquecimento global. O solo rico em nutrientes e suas superfícies relativamente planas tornam essas áreas boas para a agricultura. Trechos de campos já foram dominados e semeados com alimentos e outras colheitas. Uma terra com um cultivo crescido não apenas remove os nutrientes do solo, mas também atrai espécies invasivas que se alimentam das plantações. O plantio de rotação pode diminuir esse problema, assim como proteger os pantanais, pois eles possuem uma função importante na ecologia dos campos.

Mais recentes

×