Como saber quando um caracol aquático está morto
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Quando os peixes de aquário morrem, eles param de se mover e, geralmente, flutuam na superfície do tanque. Caracóis aquáticos quando estão vivos, por outro lado, podem permanecer parados por dia e flutuar na superfície da água quando o ar enche os pulmões. Infelizmente, os donos de animais são incapazes de dizer se seus animais de estimação estavam vivos e acabam enterrando os caracóis saudáveis ou os jogando fora. Dependendo da raça do caracol e as condições de seu tanque, eles podem se mover apenas durante a noite ou apenas quando vão se alimentar. Se o seu caracol está flutuando ou preso em sua concha durante dias a fio, deve-se verificar antes de assumir o pior.
Step 1
Segure o caracol contra uma luz brilhante. Se ele for jovem e a concha for translúcida o suficiente, será possível ver o seu coração. Um coração batendo indica que o caracol está vivo. Se conseguir ver o corpo do caracol através da concha, o mais provável é que ele esteja morto e em decomposição.
Step 2
Cheire a abertura da concha. Um mau cheiro indica que o caracol está morto e um odor fresco indica vida ou morte recente.
Step 3
Toque a "porta" na abertura da concha do caracol. Se ela estiver bem fechada, o caracol está vivo. Se a porta estiver frouxa, o caracol está morto, visto que, quando um caracol morre, seus músculos relaxam e essa porta permanece parcialmente aberta.
Referências
Dica
- Os caracóis são mais ativos na água de um tanque limpo com a água a 10 graus ou mais.
Sobre o Autor
Christina Sloane has been writing since 1992. Her work has appeared in several national literary magazines.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images