Como fazer madeira petrificada

Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

Tipicamente, a madeira petrificada leva milhões de anos para ocorrer naturalmente, já que os minerais se infiltram na madeira e substituem as células da mesma. O produto final é um bloco mineral muito forte na forma de madeira que mantém a durabilidade e resistência da pedra ao fogo. É possível simular esse processo a uma taxa mais rápida com uma reação química em casa, e mesmo que o resultado não seja tecnicamente definido como madeira petrificada autêntica, têm a mesma aparência e resistência ao fogo.

Step 1

Misture a água com uma argila mineral como a microlite, argila da China, argila pascalite, cinza vulcânica, argila mineral ou bentonina. Misture 2,2 kg de argila para cada 18 litros de água. Comece misturando 500 gramas de argila com 3,8 litros de água. Isso cria a água rica em minerais necessária para a reação.

Step 2

Encha um recipiente com 75 litros de água termal e despeje na água rica em minerais.

Step 3

Coloque uma solução de silicato de sódio de 37 litros, também conhecido como vidro líquido.

Step 4

Adicione mais de 1 colher de ácido diluído com um nível de pH de 4 a 5.5.

Step 5

Cubra a madeira com a solução, esfregando sobre o material que precisa da proteção contra fogo ou petrificação. Se possível, é melhor cobrir completamente a madeira ao colocá-la dento da solução algumas vezes.

×